A obesidade é um dos principais fatores de risco para a doença
Hábitos saudáveis ajudam a prevenir e controlar a doença
No Dia Mundial do Diabetes, nesta terça-feira (14), a Associação Segeam (Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas) reforça a importância da adoção de hábitos de vida saudáveis, como forma de prevenção ao diabetes, doença que tem como principais fatores de risco a obesidade, consumo de alimentos pouco saudáveis e a falta de atividade física.
Gordinhos de Manaus
Dados do Ministério da Saúde (Vigitel 2021) revelam que, em Manaus, 63,5% dos adultos de 18 anos ou mais estão com excesso de peso. As mulheres manauaras, segundo o estudo, lideram a frequência de excesso de peso entre as capitais brasileiras, com 61,8%. Entre os homens de Manaus, 65,2% estão com excesso de peso, a terceira maior frequência observada entre as capitais do país.
Comorbidades
Dados da Segeam, obtidos a partir do perfil epidemiológico dos pacientes atendidos no programa Pé Diabético, indicam alta prevalência de comorbidades, como hipertensão, que também têm relação com fatores como obesidade e sedentarismo.
Desenvolvido pela Associação Segeam, o programa Pé Diabético tem como parte dos seus protocolos a conscientização sobre fatores de risco e a necessidade de adoção de hábitos saudáveis que ajudam na prevenção, bem como evitam o agravamento da doença. O programa é voltado ao tratamento de lesões em membros inferiores decorrentes do Diabetes e é oferecido em policlínicas vinculadas à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).