fbpx

Manaus pode encarar “frio” de 20 graus no domingo

Massa de frio polar está derrubando as temperaturas em todo o país

Durante o dia, as temperaturas continuarão altas

Solange Elias
Para o Portal ÚNICO

A forte massa de ar frio polar que está derrubando as temperaturas para abaixo de 10ºC em todo o país, nesta semana, também vai alcançar Manaus, mas com muito mais moderação. As temperaturas noturnas, que têm variado entre 23 e 24 graus, chegarão ao “frio extremo” de 20º no próximo domingo (22), enquanto que as temperaturas máximas vão ficar entre 28 e 30 graus, no mesmo período e a previsão é de sol com pancadas de chuva quase todos os dias, com céu nublado. Na próxima segunda (23), o calorão começa a voltar.

Massa de ar polar

As informações são do site Climatempo, que informa que esse frio, atípico para o mês de maio, é decorrente “de um deslocamento de uma massa de ar polar muito forte que vai coincidir com a passagem de um ciclone extratropical”. No Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, há até possibilidade de geadas, com ventos que podem alcançar 150 Km por hora. Já em Manaus, a velocidade do vento na semana vai variar entre 5km/h e 9km/h.

Friagem

Essa entrada de ar frio na Amazônia é um fenômeno que geralmente acontece entre maio e setembro e é conhecido por “friagem”. Em junho do ano passado, por exemplo, os termômetros marcaram 22º.
Em Manaus, a maior friagem marcou 17,8 °C, em julho de 1975. Foi o dia mais frio em 119 anos de medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As baixas temperaturas não duraram muito e na tarde do mesmo dia os termômetros já marcavam 27 °C.

Interior

Em municípios do sul do Amazonas a queda deve ser um pouco maior. Segundo previsão do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Boca do Acre, Eirunepé, Ipixuna, Envira, Guajará, Itamarati, Lábrea, e Pauini, poderão registrar temperaturas de até 17°C.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.