PRIMEIRA MÃO

Manaus lidera ranking de alertas de deslizamentos do Centro de Desastres Naturais

Manaus é a cidade que mais recebe alertas de deslizamento de terra, segundo o Cemaden (Foto: Reprodução/Internet)

Ex-deputado Zé Ricardo se abraça com Kombi

Deputado propõe atenção especial à prevenção da diabetes

Parlamentar gaúcho reclama dos amazonenses na reforma tributária

Cardeal abre Campanha da Fraternidade em Feira de Manaus

Médicos voluntários vão montar hospital de campanha em Surucucu (RR)

Bloco de Carnaval anima a quarta-feira de cinzas

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Risco alto de deslizamentos em Manaus

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apontou que Manaus é a capital que mais recebeu avisos de risco de deslizamentos de terra desde o ano de 2016, quando começou a fazer esse registro. O Cemaden trabalha com as Defesas Civis de 1.038 municípios brasileiros, a maioria com riscos de deslizamentos de terra, inundações, enxurradas e enchentes.

Desmoronamento recente

O alerta do Cemaden é pertinente, porque o que não faltam em Manaus são áreas de barrancos muito altos, fundos de vale totalmente ocupados por habitações e sub moradias em pés de barreiras. Há apenas dois dias, seis casas foram destruídas por um deslizamento, no bairro Cidade de Deus, na Zona Norte de Manaus. Por sorte, não houve mortes.

Ex-deputado abraça Kombi

O ex-deputado federal Zé Ricardo aproveitou a viagem ao município de Parintins para matar saudades de algo que se tornou uma das suas marcas na política: a Kombi. Ele aproveitou para subir em uma Kombi e abrir o verbo. Ao contrário do que alguns pensam, o uso da Kombi não começou com Zé. Foi o seu amigo e também ex-deputado federal Francisco Praciano, que deu início a essa prática, quando cumpria mandato de vereador.

Deputado quer reduzir riscos da diabetes

O deputado estadual George Lins (UB) apresentou projeto propondo ações de prevenção e controle de diabetes em crianças e adolescentes matriculados em escolas públicas e privadas do Amazonas. O Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo com 16,8 milhões de doentes.

Reforma tributária e a ZFM

Em Brasília, terminado o Carnaval, o Brasil tradicionalmente começa a funcionar. E a retomada da reforma tributária é certa. Não esperem vida fácil para a bancada amazonense que emplacou três nomes no Grupo de Trabalho da reforma tributária, porque o gaúcho Marcel van Hattem (Novo-RS), já elegeu como bandeira de reclamação o fato de que “o Amazonas está super-representado no grupo de trabalho”. Para Van Hattem a presença dos parlamentares amazonenses pode até ser tolerada “se eles concordarem em estender os benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus para o resto do País”

Dois modelos

O que o Congresso Nacional está analisando, são duas Propostas de Emenda à Constituição (PECs): a 45 e a 110. Em comum, elas fundem os tributos sobre o consumo para criar um imposto sobre valor agregado. De diferente, a PEC 45 propõe que a fusão resulte num só imposto sobre bens e serviços, enquanto a PEC 110 propõe um novo tributo dual: uma parte a cargo da União, e outra, dos Estados e municípios. E as duas são prejudiciais à ZFM.

Igreja quer mais gente à mesa

O Cardeal Leonardo Steiner lança nesta quarta-feira (22), no entorno da feira Manaus Moderna, a Campanha da Fraternidade 2023, que tem o tema, Fraternidade e Fome. O local foi escolhido por ser um espaço que recebe muitos alimentos e ao mesmo tempo registra grande desperdício.

Voluntários entre os Yanomami

Médicos de Campinas, que operam a ONG Expedicionários da Saúde há 20 anos, vão montar um hospital de campanha na região de Surucucu, em Roraima, para atender os Yanomami. A proposta é desafogar unidades de saúde de Boa Vista, lotadas de indígenas com casos de malária, verminoses, infecções respiratórias e desnutrição. Mas vai demorar pelo menos um mês, porque a pista de pouso só recebe aviões pequenos – com pouca carga. Uma campanha mobiliza pessoas e empresas a doarem para a EDS, que não aceita dinheiro público, pelo site eds.org.br/doacoes e Pix [email protected].

Fechamento do Carnaval

Ainda tem bloco de Carnaval hoje! O Bloco do Curupirado – Inimigos do Fim, acontece a partir das 17h desta quarta-feira de cinzas, no Clube da Assinpa, bairro Aleixo, zona Sul de Manaus. Em cima do trio elétrico, a eletrizante Márcia Novo com seu repertório de Axé, Frevo, Samba e Marchinhas de Carnaval.


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *