Manaus ganha primeiro coletivo feminino dedicado ao samba

O Sambayá faz sua estreia nesta sexta (27) na Toca do Mumu

Mulheres também buscam protagonismo no samba

O samba feminino está crescendo em Manaus, mas em ritmo muito menos acelerado do que as sambistas amazonenses gostariam. Para dar uma nova cadência nesse compasso, elas decidiram se unir e reunir em um único trabalho coletivo diversas musicistas desse estilo, multi instrumentistas e vocalistas.
O primeiro trabalho do coletivo, que se chama Sambayá, vai acontecer nesta sexta-feira (27), no Conjunto Eldorado, no bar Toca do Mumu.
Yá, na linguagem iorubá quer dizer “mãe”. “Somos mães e mulheres levando, para todos os cantos, o cântico nascido de raízes africanas que moldou a cultura brasileira: o samba”, diz Alessandra Vieira, uma das participantes.
O coletivo é a junção de integrantes de alguns grupos de samba de mulheres que já existem em Manaus, como o Samba Com as Moças, Samba de Cunhã e Aiyras de Maria.

Sabayá

As componentes são Fúlvia Gomes (cavaco e voz), Júlia Linhares (pandeiro), Clara Rimoli (violão) e Thais Mota (reco e tamborim), integrantes e fundadoras do grupo Samba de Cunhã e Aiyras de Maria. Além de Alessandra Vieira (surdo e voz) e Thayanne Rios (tantã), fundadoras do grupo Samba Com as Moças.
De acordo com Fúlvia Gomes, uma das fundadoras do coletivo, o predomínio masculino do samba no Amazonas, tanto em eventos como nas rodas de samba, foram a principal motivação para a criação desse coletivo. “O Sambayá surgiu após a reunião de algumas das participantes do “5º Encontro das Mulheres na Roda de Samba 2022”, edição Manaus. O objetivo é protagonizar a participação das mulheres no samba em diversos locais da cidade de Manaus, fazendo com que demais mulheres se encorajem e sintam-se representadas e venham a fazer parte conosco ou no canto, ou através da execução de instrumentos musicais”, explicou Fúlvia.
Para marcar o lançamento do coletivo Sambayá, nesta sexta (27), elas estarão se apresentando na Toca do Mumu, a partir das 22h, fazendo muito samba, pagode e axé. A Toca do Mumu fica na rua Altair Severiano Nunes, nº 13, Conj. Eldorado, Parque 10. O acesso custa R$ 15,00.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *