Manaus agora tem Dia da Poesia: 4 de setembro

A data é uma homenagem ao poeta Luiz Bacellar

Com a oficialização, poetas locais ganham mais incentivos

A poesia tem data comemorativa oficial em Manaus, a partir deste ano, depois que a Prefeitura de Manaus sancionou a Lei 3.013, que incluiu o 4 de setembro no calendário oficial da capital amazonense.
A data escolhida para marcar o Dia da Poesia homenageia o poeta Luiz Bacellar, nascido em 4 de setembro. Na gestão do prefeito David Almeida, o poeta tem sido homenageado com o “Dia B”, com a realização de eventos organizados pelo Concultura e Manauscult, entre eles, saraus, palestras e exposições.
Luiz Bacellar, falecido em 2012, aos 84 anos, é considerado um dos maiores poetas manauaras. Foi também um dos que mais retratou Manaus nas suas obras.

Calendário oficial

A lei ressalta que a comemoração da data deve ser incluída na agenda dos departamentos municipais de cultura, turismo, educação, além da promoção de lazer, com a realização de eventos alusivos à história da literatura brasileira e de homenagens aos poetas locais.
Poderão ainda ser criados concursos, saraus, peças e exposições literárias com o objetivo de fomentar, incentivar, apoiar, descobrir, reunir e premiar poetas locais.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *