Manauara elimina 35 quilos após mudança radical de hábitos e ingressar no fisiculturismo

Ele conta que a contração de uma personal foi fundamental para a mudança

Pesquisa mostra que mais de 64% da população de Manaus está acima do peso

Aos 33 anos e com 35 quilos a menos na estrutura corporal, o empresário Anselmo Panilha garante que a mudança radical para a busca por saúde, iniciada em 2020, e que incluiu a prática regular de exercícios físicos, uma dieta regrada e o acompanhamento profissional adequado, trouxe inúmeros benefícios e aumentou sua qualidade de vida. Agora, o manauara pretende iniciar uma nova etapa, que vai exigir ainda mais foco: ingressar no ramo de competições do fisiculturismo, modalidade voltada ao desenvolvimento muscular através de muito treino e dedicação.


Dados da pesquisa Vigitel 2021 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde, mostraram que mais da metade dos brasileiros estavam com sobrepeso naquele ano. Ou seja: quase seis em cada dez pessoas apresentavam a alteração. A pesquisa também apontou obesidade em 22,35% da população.


De acordo com a Vigitel, uma comparação entre as capitais mostrou que Manaus, no Amazonas, foi a segunda com o maior percentual de pessoas com sobrepeso (63,4%), perdendo apenas para Porto Velho, em Rondônia (64,4%). Dado preocupante, considerando que com a pandemia da Covid-19, que teve início em 2020 no Brasil, parte dos brasileiros aderiu ao sedentarismo em função do isolamento social, deixando de lado os exercícios físicos, extremamente importantes para a prevenção de inúmeras doenças, como as cardiovasculares e a própria obesidade.


Mas, esse não foi o caso do empresário Anselmo Panilha. Ele explicou que, em 2019, quando pesava 115 quilos e apresentava um quadro de obesidade, sentiu uma forte dor no peito, durante uma manhã, quando estava em casa, e achou que estivesse enfartando, o que deixou a todos de sua família preocupados. Depois de consultar uma equipe multidisciplinar, composta por nutricionista, cardiologista e endocrinologista, e entender que se trava apenas de um susto, ele decidiu pela mudança de hábitos e prometeu que no ano seguinte, procuraria ter mais qualidade de vida.

“Me matriculei na academia e mudei a alimentação sem ajuda profissional. Logo nos primeiros meses me bateu a seguinte questão: eu mudei minha alimentação, treino cinco vezes na semana e não estou conseguindo obter resultado algum. Essa foi a minha primeira frustração”. O caminho foi longo até que os primeiros resultados aparecessem. Foram dez quilos a menos, com o auxílio de aplicativos voltados a treinos e muita leitura sobre o tema. Mas, a virada de chave veio mesmo com o apoio de uma personal trainer.


“Em junho do mesmo ano, conheci a Walzinha Costa, minha personal, pessoal fundamental para me ajudar a mudar a minha forma de ver as coisas. Desde a nossa primeira reunião até o último dia de treino com ela, tivemos uma conexão muito forte, e ela, como sempre, me mostrou o quanto os exercícios físicos, atrelados a uma boa dieta, davam o resultado que eu buscava e levavam a um estilo de vida mais saudável”, explicou. Entre os resultados notados com as mudanças, estavam: melhorias na qualidade do sono, no humor, mais disposição para as atividades do dia a dia, além da perda de peso.

De acordo com a personal trainer Walzinha Costa, disciplina e orientação profissional foram fundamentais para que Anselmo Panilha progredisse no processo de emagrecimento e mudança de hábitos de vida. “No caso do Panilha, o que eu propus foi um projeto de saúde através da prática de exercícios a longo prazo, mais especificamente, em 12 meses, sem criar expectativas exageradas e aproveitando o processo de mudança, um dia de cada vez. O ponto importante é essa virada de chave dentro da sua cabeça, além dos profissionais certos para fazer com que você queira de verdade o corpo que lhe cabe”, explicou a preparadora física. Ela lembrou, ainda, que o valor aplicado em acompanhamento deve ser tratado como um investimento pessoal em saúde.

“A parte mais linda do projeto que elaborei no processo do Panilha, foi a conclusão de cada ciclo com o alcance das metas estabelecidas”. Ela também mencionou a relação de confiança mútua entre as partes. “Eu sempre falei: você me dá o seu melhor, que terá o meu melhor. E foi uma realização profissional fantástica fazer parte deste projeto”, disse.

Superada a primeira fase do processo, em maio do ano passado, após o segundo pico da pandemia da Covid-19, que obrigou parte da população a ficar em isolamento, Anselmo decidiu avançar na rotina de treinos. “Coloquei na minha cabeça que gostaria de ingressar no fisiculturismo. Por conta disso, tivemos que fazer grandes mudanças. Foi aí que conheci o nutricionista e coach atual, Antônio Neto Cerveira”, explicou.

Para aderir à modalidade, no último ano, Anselmo adotou uma série de novos protocolos com acompanhamento, com foco na primeira competição, prevista para 18 de junho de 2022, na categoria Classic Physique. “A ajuda de muitas pessoas foi necessária para que eu conseguisse alcançar isso, principalmente da minha família. Meu principal conselho é: praticar exercícios físicos e ter uma alimentação mais saudável e balanceada, só nos traz benefícios. Por isso, decidi dividir minha história com outras pessoas, para motivá-las e encorajá-las e buscar mais saúde e qualidade de vida, afastando o sedentarismo de suas vidas”, concluiu.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *