Última aeronave decola na tarde desta quarta com destino a Roma
Os primeiros 211 brasileiros resgatados chegaram na madrugada de hoje
Valéria Costa
Correspondente
Brasília (ÚNICO) – Às 17h desta quarta-feira (11), hora Brasília, a quarta aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) embarca, rumo a Roma (Itália), com destino a Tel-aviv, para resgatar brasileiros que estão presos em Israel por conta da guerra entre o país e os palestinos da Faixa de Gaza. A aeronave tem capacidade para 210 pessoas.
A previsão é que todos os brasileiros repatriados na Operação Voltando em Paz, do governo federal, estejam em solo nacional já neste feriado e final de semana.
Na madrugada de hoje, os primeiros 211 brasileiros repatriados de Israel desembarcaram em Brasília e seguiram seus destinos dentro do país em voo doméstico pela companhia Azul Linhas Aéreas numa parceria com o governo federal.
Voos
A segunda aeronave KC-30 (Airbus A330 200), da FAB, decolou de Tel Aviv, em Israel, às 12h30 (hora Brasília) com 214 passageiros a bordo, todos brasileiros e, também, com quatro animais, sendo um cachorro e três gatos.
O voo deve durar 14 horas e a previsão estimada do desembarque, no Posto CAN da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, é por volta das 3h da madrugada desta quinta-feira (12).
Já o terceiro avião, modelo KC 390 Millennium, da Embraer, segundo nota da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), pousou em Roma, às 14h05 (horário local) desta quarta-feira (11) rumo a Tel-aviv.
A reportagem do ÚNICO perguntou à Secom se o governo já tem a origem de quais cidades ou Estados são os brasileiros resgatados ou que estão em vias de serem repatriados, mas o governo ainda não tem essa informação oficial.
A guerra entre Israel e o grupo Hamas, na Faixa de Gaza já dura cinco dias e soma mais de mil mortos em ambos os lados.