PRIMEIRA MÃO

Mais da metade dos eleitores de Manaus ainda não tem candidato a prefeito

Pesquisa mostra como está a corrida pela prefeitura de Manaus

Pesquisa mostra que o Prefeito David lidera em todos os cenários

Ex-prefeito lidera rejeição de eleitores

Lideranças indígenas dizem sim ao projeto de potássio

Wilson Lima conversa com Lula

Reis do garimpo já perderam 12 carros de luxo

Prefeitura monitora praia da Ponta Negra por conta da vazante

Hoje tem homenagem aos Tikuna, em espetáculo de dança no Teatro Amazonas

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Indecisão do eleitor

O número de pessoas que não sabe em quem votar é de 52,1%, mais da metade dos eleitores, segundo revela o Instituto de Pesquisas do Norte (IPEN), que há 26 anos atua no Amazonas, em sua primeira pesquisa eleitoral para a Prefeitura de Manaus.

Liderança de David

No levantamento feito de 11 a 18 de setembro com 1.017 eleitores, o prefeito David Almeida (Avante) tem 21,4% das intenções de voto na pesquisa espontânea (aquela em que o eleitor cita o nome de quem quer votar). O deputado federal Amom Mandel tem 9,8% e o Coronel Menezes é o terceiro colocado, com 2,4%.

Pesquisa estimulada

Quando os nomes de prováveis candidatos são apresentados aos eleitores (pesquisa estimulada), David Almeida sobe para 32,4 pontos percentuais e Amom chega a 28,6% das intenções de voto.

Ex-prefeito tem mais rejeição

O eleitor de Manaus também foi consultado sobre quem ele não quer na prefeitura e o ex-prefeito Arthur Neto puxa a fila dos rejeitados com 24,7%. O candidato de menor rejeição é Amom Mandel com 4,9%, seguido do Capitão Alberto Neto (7,4%) e de David Almeida 8%.

Nomes citados

A pesquisa do Ipen, revela também percentuais atribuídos ao deputado estadual Roberto Cidade, (0,5%), ao deputado federal Capitão Alberto Neto (0,9%), Carol Braz (0,5%), Zé Ricardo (1,1%), Eduardo Braga (0,7%) e Ricardo Nicolau (1,2%). Com menos de 3 citações foram incluídos pelos eleitores os nomes de Alessandra Campelo, Alfredo Nascimento, Omar Aziz, Wilson Lima e até do presidente Lula.

Indígenas aprovam projeto de potássio

Lideranças indígenas do povo Mura, do município de Autazes, que representam 36 aldeias e 12 mil indígenas do município estiveram na sede do Governo do Amazonas nesta segunda-feira, (25). Eles comunicaram oficialmente a decisão tomada em Assembleia Geral, quando aprovaram a implantação do projeto de exploração do potássio no município, a ser feita pela empresa Potássio do Brasil.

Governador comemora

O governador Wilson Lima, disse que a decisão dos Mura, representa “uma decisão histórica”, que segundo ele, vai mudar a vida das pessoas em Autazes e beneficiar todo o Amazonas. Esse projeto é de grande importância para o Brasil, que compra no exterior 95% do potássio usado na produção agrícola.

Conversa com o presidente

Wilson vai estar em Brasília nesta terça-feira, onde conversa com o presidente Lula, sobre a situação da seca no Amazonas. Entre os 62 municípios do Estado, apenas três estão em situação considerada “normal”, os demais estão sofrendo prejuízos e problemas na navegação e abastecimento. Wilson espera poder contar com ajuda financeira para as famílias afetadas.

Carros de luxo apreendidos

A Polícia Federal informou que apreendeu ontem o 12º carro de luxo da organização
criminosa financiadora de garimpo ilegal, ainda na Operação Emboabas, deflagrada na semana passada em Manaus. O veículo, um Porsche, estava escondido dentro de uma oficina mecânica na capital amazonense.

Ponta Negra vistoriada

A Prefeitura de Manaus e o batalhão fluvial do Corpo de Bombeiros deram uma vasculhada na Praia da Ponta Negro, ontem, monitorando todos os trechos e a qualidade da água no balneário O rio Negro está 17,06 metros, acima do nível do mar, muito mais baixo que na mesma data do ano passado, quando a cota era de 22,65m.

Perigos na praia

A prefeitura quer saber sobre os riscos que correm os banhistas, pois o movimento das águas abre buracos,, forma rebojo e ainda traz contaminação para a areia. Se a situação estiver muito ruim, alguns trechos poderão ser interditados.

Dança Tikuna, hoje

Nesta terça-feira (26), às 20h, o Corpo de Dança do Amazonas apresenta “TA – Sobre ser grande”, um espetáculo que expressa a cultura Tikuna, em cuja língua TA, significa grande. A classificação é livre e a entrada é gratuita.

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Nenhum comentário

  1. Eu não votei em nem um dos dois, nem no prefeito e muito menos governo, só burro que ainda vota neles , esse idiota do prefeito deixou as rua do Japiim totalmente descascadas, e não terminou de jogar asfalto PALHAÇO. FORA DAVI , FORA PARAENSE WILSON LIMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *