298061931_450548093752999_6004215133058106517_n
Maio Laranja – Em defesa das nossas crianças e adolescentes

Por: Ingrid Mendonça

Ingrid Mendonça, coordenadora de CRAS, pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania.

Maio Laranja – Em defesa das nossas crianças e adolescentes

Maio Laranja

2023, o ano do meta verso e do 5G, do fim da pandemia, de avanços significativos, é também o ano em que completam-se cinquenta anos desde que a menina Araceli, de apenas 08 anos de idade, em 18 de maio de 1973 foi raptada, drogada, estuprada, torturada e morta em Vitória, no Espirito Santo. Os culpados desse horrível crime nunca foram punidos. Em 2000 a Lei Federal nº 9.970 instituiu o dia 18 de Maio para marcar nacionalmente o Dia de Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

2023 e estima-se que a cada 15 minutos uma criança sofre violência sexual no Brasil. A 23 anos levantamos a voz em 18 de maio para falar da vida, do direitos das crianças e adolescentes, do direito de serem protegidos e cuidados. Ainda assim os números são assustadores. É assustador saber que 85% dos casos ocorrem no ambiente familiar ou com pessoas conhecidas. O que torna ainda mais difícil a identificação e denuncia dos abusos.

Ainda precisamos falar sobre o que é abuso, violência, exploração. A criança precisa aprender sobre autocuidado. Saber que não está só, identificar quem são as pessoas que constituem sua rede de apoio, em quem pode confiar. Antes que um rosto familiar com um sorriso malicioso diga que tudo isso é demonstração de carinho. Antes que alguém teime em dizer que faz parte da cultura. Que em determinadas comunidades é normal e aceitável. Não podemos normalizar.
Não é possível desviar o olhar e escolher não ouvir o desespero de um indefeso. Como pode ser desculpável? Como aceitar que o corpo e a mente ainda e m formação sejam violados e deixados sem justiça? Que geração esperamos formar? Quais as contribuições da sociedade atual? Que legado estamos deixando para os pequenos, sabendo que são nosso presente para o futuro?

Ao longo desse mês de maio a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania – SEMASC tem promovido ações de impacto por toda a cidade. Os equipamentos ligados à secretaria tem conferido aos usuários da política de Assistência o protagonismo necessário para resultados duradouros, mudança de atitudes e multiplicação da mensagem de combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes.
É preciso que esse aprendizado e consciência se mantenham ativos ao longo do ano para que vidas sejam salvas.

Nesse sentido, no dia 30 de maio, a partir das 08:30h, teremos na Câmara Municipal de Manaus a Mostra do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos 20 CRAS da cidade de Manaus. Um momento interativo que levará aos parlamentares do município, parceiros e à sociedade em geral, um vislumbre do que a Proteção Social Básica tem feito junto aos usuários do serviço ao longo do mês de maio.

Além dos canais de denúncias como o Disque 100; o 0800 092 1407; o 0800 092 6644, equipamentos locais como Conselho Tutelar; Policia Civil; delegacias especializadas; Policia Militar; Policia Rodoviária Federal, podem ser buscados diretamente por vítimas e denunciantes.
Faça Bonito! Faça Diferente! Levante e seja a voz de quem precisa ser ouvido! Que Maio Laranja contagie Manaus. Que a vibração dessa cor represente mudança, prevenção, proteção e defesa para um futuro melhor.


Qual sua Opinião?

Confira Também