fbpx

Lula vem a Manaus, mas reforça cuidados até na comida temendo ser envenenado

Jornalista de Manaus lança livro bem atual para público infanto-juvenil

A fortuna do deputado evangélico do Amazonas

Prazo para registro de candidaturas está se esgotando

Trânsito de Manaus cada vez mais violento

Indústrias de fora de Manaus reagem contra liminar do ministro Alexandre de Moraes que suspendeu o Decreto do IPI

Petrobras vende seus direitos sobre lotes de potássio no Amazonas

Internet 5G em Manaus, vai ficando para novembro

Vacinação e Sabadão da Saúde movimentam o sábado em unidades de saúde de Manaus

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Os cuidados de Lula

Lula tem agenda confirmada em Manaus no dia dois de setembro, mas além do colete à prova de balas que vem usando nos seus deslocamentos, a sua equipe de segurança – formada por agentes da Polícia Federal – introduziu mais cuidados. Um deles é que qualquer alimento destinado a Lula passe antes por um teste, a fim de garantir a ausência de qualquer substância que o prejudique, portanto, nada de oferecer nem tucumã ao candidato.

Livro de jornalista

O jornalista Marcos Stoyanovith, um dos craques dessa área, lançou o livro “Aventura dos Polinizadores”, uma narrativa destinada a crianças e jovens, onde um morcego falante é o destaque. Foi publicado pela Editora Scienza, com ilustrações de Markus Santos, revisão do jornalista Evandro Lobo e consultoria da jornalista e professora da Ufam, Ivânia Vieira. O livro pode ser adquirido com o próprio autor pelo (92) 99612-1284.

Dinheiro de deputado evangélico

O deputado federal Silas Câmara (Republicanos), evangélico e um dos líderes da Assembleia de Deus, declarou à Justiça Eleitoral ter R$ 3,5 milhões em patrimônio. Diante disso, torna-se o deputado mais rico da bancada do Amazonas. Silas vai tentar conquistar o sétimo mandato de federal nas eleições de 2022.

Prazo se esgotando

Termina na próxima segunda-feira (15) o prazo para registro das candidaturas, nos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o pais. E na próxima terça (16), começa a caça ao eleitor. Vale distribuição de panfleto, ‘bandeiradas’ nas esquinas e mesas móveis, mas outdoors, não! Veja mais sobre o início oficial da campanha, daqui a pouco no ÚNICO.

Trânsito violento de Manaus

A cada dia os acidentes de trânsito se multiplicam em Manaus. Há irresponsabilidade de todos os lados e pouca presença de agentes de trânsito na rua. De forma emergencial é necessário que algumas medidas sejam tomadas, como limitar o tráfego de carretas e caminhões de grande porte em horários de pico em área urbana, maior número de agentes de trânsito nas ruas e a médio prazo, instalar limitadores de velocidade. A situação é de emergência!

CNI versus ZFM

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) está liderando movimento nacional, com federações e associações que representam indústrias de todo o país – exceto da Zona Franca de Manaus -, contra a suspensão pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, do novo decreto do governo federal que reduziu em 35% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Eles publicaram um manifesto pedindo “solução imediata para o impasse do IPI”.

E a lista?

A CNI alega que o novo decreto não prejudicava a Zona Franca e, embora esse não seja o ponto de vista dos especialistas em ZFM, uma coisa é convergente entre as duas correntes: ainda não foi possível chegar a um consenso porque até hoje a lista com os produtos fabricados na Zona Franca – e com PPB – ainda não foi esclarecida pela Suframa. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Plástico, Ricardo Roriz Coelho, tascou: “O problema é que a Suframa não conhece nem os produtos que ela produz e quer bloquear o desconto do IPI para o Brasil inteiro”. Mais informações, no ÚNICO.

Petrobras vende potássio

A Petrobras iniciou o processo de venda de seus direitos minerários para pesquisa e lavra de sais de potássio situados na Bacia do Amazonas. A estatal divulgou nota técnica informando que tem 34 títulos minerários de sais de potássio localizados na Bacia do Amazonas e outorgados pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Do total, 8 são concessões de lavra, 4 são requerimentos de lavra e 22 estão em processo de autorização de pesquisa.

5G atrasa dois meses

A equipe da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza das faixas para ativação do 5G pediu um prazo de mais 60 dias para instalar a nova tecnologia em 15 capitais que estavam com data prevista para setembro. Entre elas, Manaus. Com isso, a previsão é que a ativação da 5G fique para o final de novembro.

Vacinação hoje

A Prefeitura de Manaus abrirá 12 pontos de imunização, neste sábado (13), para imunizar a população contra a Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) tem mobilizado suas equipes também aos sábados para proporcionar horários alternativos ao público que não tem tempo nos dias úteis da semana.

Sabadão da saúde

Ainda na área da saúde, a prefeitura abre 50 unidades da Secretaria Municipal de Saúde, para atender hipertensos, grávidas, diabéticos e doentes crônicos em consultas, sem agendamento, e também vacinação contra outras doenças que não a Covid-19. É o chamado “Sabadão da Saúde”, que vai acontecer ainda mais duas vezes, nos dias 20 e 27 deste mês.

Um comentário

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.