PRIMEIRA MÃO

Lula vem a Manaus em outubro e vai definir candidato ao Governo do Amazonas

Lula
O ex-presidente Lula confirmou a aliados que vem a Manaus em outubro.

Variante Delta acende luz amarela nas medidas contra a pandemia em Manaus

Governo vai definir se aulas presenciais retornam na próxima semana. Prefeitura mantém a volta

Tem Festival Folclórico nesta sexta-feira (20) em Manaus

Segunda dose da vacina contra a Covid-19 deve ser antecipada no Amazonas

Nicolau anuncia seu novo partido

Tribunal de Justiça marca para setembro julgamento de recurso de Adail Pinheiro

Lula em Manaus

O ex-presidente Lula confirmou a aliados que vem a Manaus em outubro. Será a primeira viagem de Lula ao Amazonas, depois que ele saiu da presidência e de sua prisão na operação Lava Jato. Lula quer definir seu palanque no Amazonas, onde deve apoiar Omar Aziz para o Senado, mas ainda não tem candidato ao Governo. O PT trabalha com pelo menos três possibilidades: apoiar o senador Eduardo Braga (MDB), que tentará voltar ao Governo, ou Amazonino Mendes (sem partido) que vai disputar o mesmo cargo e, ainda, lançar um nome do partido para disputar o cargo hoje ocupado por Wilson Lima. A data exata da visita de Lula a Manaus ainda não foi definida.

PT quer virar em Manaus

Um dos desafios de Lula é virar o jogo exatamente em Manaus, onde perderia a eleição se as eleições fossem hoje. Lula avançou em Manaus, mas ainda perderia para Bolsonaro na capital e venceria com folga no interior.

Nicolau tem pressa

O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), pré-candidato ao Governo do Amazonas, anuncia hoje sua desfiliação do PSD, sua filiação ao PDT. Ele convocou entrevista coletiva para as 10h, com transmissão ao vivo em suas redes sociais.

Aulas presenciais em xeque

Com a confirmação de seis casos da variante Delta no Estado – 4 em Manaus e 2 em Maués -, o Governo do Amazonas decidiu reavaliar a decisão de retomar 100% das aulas presenciais a partir de segunda-feira (23). As autoridades de saúde temem o alto poder de transmissão dessa nova variante – 40% maior que a P1, identificada inicialmente aqui no Amazonas e quatro vezes mais potente que a Cepa originária da China. Com apenas 19,6% da população vacinada com as duas doses ou dose única da Janssen, e com as atividades funcionando normalmente, a possibilidade da Delta se alastrar pelo Estado é grande. A decisão sobre o retorno das aulas deve ser divulgada ainda hoje pela Seduc.

Prefeitura mantém retorno

Na Prefeitura de Manaus, a Secretaria Municipal de Educação até a manhã desta sexta-feira (20) mantém a informação do retorno das aulas presenciais nas escolas municipais para segunda-feira (23).

Segunda dose antecipada

Com a confirmação da circulação da variante Delta do novo coronavírus no Amazonas, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), órgão ligado à Fundação de Vigilância Em Saúde (FVS), recomendou, em uma lista de 13 itens, que seja antecipada a aplicação da segunda dose no calendário de vacinação da Covid-19 em todo o Estado. Conforme o vacinômetro da FVS, o Amazonas aplicou 2,3 milhões de doses correspondentes à primeira dose e cerca de 760 mil da segunda dose.

Mais medidas

Além da antecipação da segunda dose da vacina, o alerta de risco do Cievs recomenda que as Vigilâncias Ativas nos portos, aeroportos e rodoviárias na capital e municípios do interior do estado, aumentem a capacidade de fiscalização. O relatório recomenda também intensificar a vacinação em todos os municípios; testar e rastrear os casos confirmados de Covid-19 e seus contatos. O alerta aponta para a necessidade de preparar a rede de assistência, com Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), insumos como oxigênio e a manutenção de leitos clínicos, para “um possível aumento exponencial de casos de Covid-19″, recomenda o Cievs.

Juiz suspeito, sentença nula

Daqui a 18 dias, os advogados de defesa do ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro, vão argumentar, diante de todos os desembargadores do Tribunal de Justiça, que a sentença condenatória por exploração sexual de crianças e adolescentes deverá ser anulada, porque o juiz que a proferiu, Rafael Romano, é hoje condenado por crime semelhante. Essa é a síntese do pedido de anulação de sentença que Adail Pinheiro vai apresentar no dia 8 de setembro.

Segunda condenação

Se conseguir anular a primeira sentença, o mesmo não vai se dar na segunda, que foi proferida por juiz federal, quando Adail Pinheiro foi condenado a 57 anos e cinco meses de prisão na última semana por comandar um esquema milionário de fraudes em licitações e desvios de recursos públicos na Prefeitura de Coari.

Noite de festival virtual

Nesta sexta-feira (20) tem Festival Folclórico com transmissão pelo YouTube @governo_do_amazonas, com a participação de grupos de danças, bois-bumbás, tribos e cangaços. As apresentações, sem público, estão acontecendo desde a quarta-feira (18) e se estenderão até domingo 22), na Arena Amadeu Teixeira.

Investimentos de R$ 1,8 bilhão no Amazonas

A reunião do Conselho de Desenvolvimento do Amazonas (Codam), ontem, aprovou um total de R$1,8 bilhão em investimentos a serem aplicados nos próximos três anos no Estado, com estimativa de geração de 1.287 novos postos de trabalho. O governador Wilson Lima comemorou o fato: “É um volume expressivo de novos investimentos que demonstram a confiança dos investidores no estado do Amazonas”, disse ele.
O Codam é o órgão responsável pela aprovação dos projetos que irão receber incentivos fiscais do Estado, como redução ou isenção de ICMS.

Violência nas ruas

Tem alguma coisa muito errada acontecendo no submundo de Manaus. Diariamente, pessoas estão sendo esquartejadas e seus pedaços espalhados pela cidade, como simples despejos de lixo. A Segurança Pública precisa dar uma satisfação à sociedade sobre o que está acontecendo. Hora do general Mansur fazer uma aparição.


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *