Norma orienta a rede de saúde e de assistência social do país
Plano trata também da obesidade e carências de micronutrientes
Brasília (ÚNICO) – O governo do presidente Lula publicou nesta segunda-feira (4) a Portaria que orienta os profissionais das áreas da Saúde e da Assistência Social sobre as ações do plano “Brasil Sem Fome”, que deverão ser pensadas com foco em mais de 33,1 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar no país.
Problemas alimentares
São esses gestores e profissionais que identificam inicialmente, os casos de problemas alimentares, tanto a falta de alimentos quanto o excesso. Por isso entram na composição do plano alertas para a desnutrição, o sobrepeso, a obesidade e a carências de micronutrientes.
A portaria completa está em:
(https://in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-interministerial-mds/ms-n-25-de-1-de-setembro-de-2023-507354881)
Orientações
Além de definir e facilitar a identificação, o documento orienta gestores e profissionais dos Sistema Único de Assistência Social (Suas), Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) a priorizar crianças, gestantes, idosos, população em situação de rua, refugiados, pessoas negras, domicílios chefiados por mulheres, povos originários e comunidades tradicionais em situação de potencial risco para insegurança alimentar e nutricional.