fbpx
R4vxaaAy_400x400

Coluna:

Por: Ademir Ramos

É professor, antropólogo, coordenador do projeto jaraqui, do NCPAM/UFAM vinculado ao Dpto. de Ciências Sociais.

Lula em defesa da vida dos Indígenas do Brasil: SOS YANOMAMI

WhatsApp Image 2023-01-21 at 16.30.45

É de ferir o coração a situação dos Yanomami. A sociedade brasileira não pode ficar indiferente é preciso ser parte da solução desta política de combate ao genocídio dos Yanomami instituída pelo governo Bolsonaro.

A vinda do Lula a Roraima com toda maquina dos Ministérios afins, mostra o compromisso e responsabilidade deste governo com a vida dos povos originários, em particular dos yanomami que foram impactados por medidas do governo Bolsonaro incentivando invasões e saques em seus territórios Amazonas e Roraima.

Atuação do governo Lula é de salvar vidas – crianças e idosos – principalmente. Mas a responsabilidade é muito maior, em se tratando dos povos isolados presentes no interior da Amazônia, a exigir de imediato proteção do Estado quanto à defesa dos seus territórios e da vida destes povos ameaçados e perseguidos de toda forma.

De imediato, o governo Lula deve retomar a demarcação das terras indígenas e assegurar projeto e programas de sustentabilidade para esses povos, bem como discutir e definir uma política em atenção aos povos que vivem e moram na periferia das grandes cidades em condição de extrema pobreza.

Não dá para o governo ser indiferente com essa gente, para isso, é necessário celebrar parceria com os governos estaduais e municipais avalizada pelo movimento indígena e o Ministério Público, criando os meios necessários para que os índios da cidade tenham também acesso às políticas públicas, em respeito à sua formação étnica e histórica.

O desafio implica diretamente no fortalecimento da Funai e demais órgãos afins sob o guarda-chuva do Ministérios dos Povos Originários articulado com os demais Ministérios e Secretarias, sendo ordenados de forma descentralizado desde que na ponta tenhamos resultados positivos quanto à segurança e a sustentabilidades dessa gente, evitando dessa forma, que os recursos não sejam subtraídos no curso das ações programáticas.

O conteúdo deste artigo é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do ÚNICO

Qual sua Opinião?

Confira Também

Temporal assusta população e deixa Tefé sem energia por horas (ver vídeo)

Embarcações foram arrastadas pela orla e um barco afundou Nas casa, telhas foram arrancadas e os fios de energia elétrica estouraram na praça (veja imagens) Um temporal em Tefé na noite desde domingo (19) deixou a cidade sem luz durante horas. A chuva que chegou com ventos muito fortes arrastaram telhas, árvores e cercas e também algumas embarcações que estavam ancoradas.Um barco chamado “Vitória em Deus”, que faz a linha Tefé Juruá afundou no porto da cidade. Até uma lancha da polícia também se soltou e foi arrastada. De acordo com a narração de um dos vídeos enviados pelos moradores,

Leia Mais

Mais de 635 mil famílias do Amazonas começam a receber o Bolsa-Família

Repasses do benefício começam a ser feitos nesta segunda-feira Estado é o segundo da região Norte com maior número de famílias beneficiadas Valéria CostaCorrespondente Brasília (ÚNICO) – O pagamento do novo Bolsa-Família começa nesta segunda-feira (20) em todo o país e, conforme os números do governo federal, mais de 21 milhões de famílias em todo o país estão inseridas no programa social.A partir deste mês também passam a receber o adicional de R$ 150 cada criança entre 1 a 6 anos de idade de família que esteja cadastrada. Amazonas No Amazonas, segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, são

Leia Mais

Projeto monta peças teatrais para estudantes com temas educativos

“A Escola Vai ao Teatro” começa nesta segunda-feira, no Teatro Manauara Todas as apresentações são gratuitas e as escolas precisam se inscrever para levar os alunos O Teatro Manauara será palco da 6ª edição do projeto “A Escola Vai ao Teatro”, que promove a inclusão social por meio de espetáculos teatrais gratuitos apoiados pelo Ministério da Cultura na Lei Rouanet. Os shows vão contar com temas socioeducativos para alunos da rede pública de ensino nos dias 20, 21, 22 e 23, 27 e 28 de março, 3 e 4 de abril, em sessões às 9h e 15h, no Teatro Manauara,

Leia Mais