Assinatura aconteceu em solenidade no Palácio do Planalto
Proposta vai ser enviada à Câmara para tramitação
Brasília (ÚNICO) – Em solenidade que reuniu ministros e autoridades políticas no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (14), o presidente Lula assinou o projeto de lei do Executivo que cria o Programa Combustível do Futuro.
O programa reúne uma série de medidas para promover a mobilidade sustentável de baixo carbono e auxiliar o Brasil a atingir as metas internacionais de redução das emissões de gases de efeito estufa.
Iniciativa do Ministério de Minas e Energia, por meio do ministro Alexandre Silveira, o projeto de lei vai ser encaminhado à Câmara dos Deputados, onde começa a tramitar primeiro e, depois, vai para o Senado.
Conjunto de propostas
As medidas contidas na proposta têm o objetivo, ainda, de descarbonização da matriz energética de transporte; acelerar a eficiência energética dos veículos; e contribuir para a industrialização do país.
“Essa transição energética que o mundo todo clama é uma oportunidade para esse país. Uma chance de transformar o Brasil em algo tão mais importante do que o Oriente Médio é para o mundo com o petróleo, a gente pode ser para os combustíveis renováveis”, destacou o presidente Lula.