fbpx

PRIMEIRA MÃO

Lula assina nesta quarta, decreto que dá autonomia ao Centro de Biotecnologia da Amazônia

Centro de Biotecnologia da Amazônia, no Distrito Industrial de Manaus (Foto: Divulgação)

Superintendente da Suframa, Bosco Saraiva vai estar presente na solenidade

Wilson Lima e Amom Mandel estão mais próximos

Candidatos do PDT em polvorosa para prestar contas de gastos

Prefeito do interior vira “tapete” na Assembleia Legislativa

Câmara suspende votação do Projeto de Lei das Fake News

Judiciário reage contra campanha negativa feita pelas big techs

Comissão de Minas e Energia debate o potássio de Autazes

”Maio Laranja” alerta para o combate ao abuso de crianças e jovens

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Centro de Biotecnologia da Amazônia ganha personalidade jurídica

Em solenidade que terá autoridades do Amazonas e da Amazônia Ocidental, o presidente Lula assina nesta quarta-feira (3), o decreto que qualifica a nova gestão do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) e lhe dá personalidade jurídica. O evento está marcado para às 11h (hora Brasília), no Palácio do Planalto.

Alckmin e Bosco Saraiva no Planalto

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, e o recém-nomeado superintendente da Zona Franca de Manaus, Bosco Saraiva, estarão presentes. O decreto vai qualificar a Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (Fuea) como a Organização Social que vai passar a gerenciar e administrar o CBA. O Centro de Biotecnologia da Amazônia foi inaugurado em 2002, mas nunca funcionou plenamente por falta dessa certificação jurídica.

Wilson Lima e Amom

O governador Wilson Lima e o deputado federal Amom Mandel estão na Áustria, onde acompanham algumas iniciativas de empresas especializadas em energia solar e no tratamento de resíduos sólidos. O objetivo, segundo o governador, é aproveitar as experiências em projetos a serem desenvolvidos no Amazonas. A presença de Amom, mostra que ele, politicamente, está próximo ao governo.

Contas do PDT

Algumas pessoas que se candidataram a cargos proporcionais nas eleições de 2022, pelo PDT, disseram ao ÚNICO que estão correndo da sala para a cozinha a fim de provar que não tiveram acesso a nenhum recurso financeiro e, consequentemente, não realizaram gastos. Segundo alegam, constam pendências em seus nomes na Justiça Eleitoral.

Prefeito excomungado

O nome do prefeito de Borba, Simão Peixoto, entrou num “corredor polonês” na sessão de ontem da Assembléia Legislativa. O presidente da Casa, deputado Roberto Cidade, informou que vai denunciá-lo ao Tribunal de Contas por má gestão e abriu uma chuva de críticas ao gestor. O deputado Comandante Dan chegou a pedir o impeachment do prefeito. Alessandra Campêlo o chamou de “mau caráter e violento”. O tema recebeu o apoio ainda de Rozenha (PMB), Joana Darc (União Brasil), Mário César Filho (União Brasil), Dr. Gomes (PSC), Delegado Péricles (PL), Adjuto Afonso (União Brasil) e Abdala Fraxe (Avante).

Adiamento do PL das Fakes News

Deu chabu na votação do PL das Fake News, ontem à noite, na Câmara dos Deputados e o presidente Arthur Lira (PP-AL), adiou a votação, ainda sem data. A falta de consenso para aprovação foi o motivo.

Judiciário reage

A Associação de Juízas e Juízes para a Democracia, entidade nacional, divulgou nota nesta quarta manifestando seu repúdio contra a “manipulação” que as plataformas e as redes sociais trataram o PL 2630/2020 (PL das Fake News), como PL da Censura. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, também reagiu: ele deu 48 horas para que as big Meta, Google, Tik Tok, Spotify, YouTube e Twitter e outras expliquem os métodos e algoritmos de impulsionamento e indução à busca sobre “PL da Censura”.

Minas e Energia debate potássio

A CME (Comissão de Minas e Energia Audiência) da Câmara dos Deputados realizou ontem uma audiência pública na qual foi tratado o tema da exploração de potássio em Autazes, no interior do Amazonas. O superintendente de Fiscalização da Agência Nacional de Mineração – ANM, José Antônio Alves dos Santos e o diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM, Júlio Cesar Nery Ferreira, foram conhecer o projeto. O resultado da reunião sai nesta quarta.

Exploração de crianças

Será aberta nesta quarta-feira (3), a campanha “Maio Laranja”, de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na Câmara Municipal de Manaus, a partir das 9h. A campanha é encabeçada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777

Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *