Longa-metragem ‘A Promessa’ revive a participação feminina nos bois bumbás

Filme leva os espectadores para a Parintins dos anos 1950

As filmagens começam nesta semana, durante o Festival de Parintins

“A promessa” é um longa-metragem de ficção de 76 minutos para salas de cinema que conta a história de Diná, uma jovem humilde e determinada que, na Parintins dos anos 1950, decide assumir a promessa para São João Batista, deixada pelo pai morto, em desfilar na Linha de Frente dos cortejos de rua de Boi-Bumbá. Para tanto, precisa vencer as desconfianças do povoado local e a oposição do próprio grupo.

O longa-metragem de 76 minutos é a nova produção da cineasta Cristiane Garcia, que nesta semana está “invadindo” Parintins com sua equipe para filmar as cenas para o documentário que promete não só encantar o público, mas também evidenciar o papel das mulheres em um cenário cultural dominado por homens.

Nos tempos antigos

“A Promessa” transporta o público para a Parintins dos anos 1950, uma época marcada pelos autos do boi e intensos confrontos culturais. As mulheres, embora fundamentais para a organização, eram relegadas a papeis secundários, sempre fora do cortejo principal. “Naquela época, as mulheres não eram permitidas como personagens nos autos dos bois-bumbás devido aos confrontos físicos mortais, às vezes, limitando-as a papeis secundários”, explica Cristiane Garcia.

Além de sua relevância cultural, o filme aborda temas de representatividade com uma protagonista feminina e resgata a estética e a musicalidade dos antigos cortejos de rua. Fred Góes, presidente do boi-bumbá Garantido, ressalta a importância histórica do filme: “Embora seja uma ficção, o filme se baseia em fatos reais sobre a criação dos bois de Parintins, incluindo o Garantido, o Boi da promessa. Preservar essa memória em um longa-metragem é fundamental.”

Cineasta Cristiane Garcia vai mostrar o poder feminino no filme “A Promessa” (Foto: Divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *