fbpx
R4vxaaAy_400x400
Cresce movimento de filhos adotivos que buscam por suas mães biológicas

Por: Ademir Ramos

É professor, antropólogo, coordenador do projeto jaraqui, do NCPAM/UFAM vinculado ao Dpto. de Ciências Sociais.

Lideranças Hixkaryana discutem na Funai Manaus ajuda para suas comunidades

Indígena

Funai parece estar perdida no mato sem cachorro, disse líder Hixkaryana

Sem luz, saúde, escola e barco para transportar sua produção de castanha até a cidade de Nhamundá e Parintins, o chefe Manoel Kayuana hixkaryana reuniu 10 lideranças de aldeias diferentes e resolveu subir o rio deslocando-se por mais de 4 dias do Alto Rio Nhamundá, da fronteira do Pará com destino a Manaus, para discutir junto à Administração da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) ajuda às comunidades hixkaryana.

A Funai Manaus, assim como a Suframa e mais de 50 cargos do governo federal no Amazonas até hoje (27/3) estão por ser nomeados para as devidas funções diretivas.

Manoel Kayuana, autoridade dos hixkaryana disse, que veio a Manaus para conversar com a Funai, governo e os Políticos do Amazonas para resolver os problemas deles. A Funai de Manaus ouviu as lideranças mas, como se sabe, está imobilizada para operar parece até “que está perdida no mato sem cachorro”, foi o que declarou uma das lideranças indígenas.

Na capital do Amazonas, Manaus, João Gomes e demais técnicos da Funai acolheram os hixkaryana e ouviram seus protestos e reivindicações quanto às suas demandas, em particular, sobre a homologação do território Kaxuyana/Tunayana, deixando o povo em situação de total insegurança, considerando que as terras em questão são cobiçadas pelas grandes mineradoras que estão em seu entorno.

É um grande desafio para o governo Lula, a depender da Funai perdida nos labirintos da política de Brasília, como poderá então servir com respeito, competência e dignidade junto aos povos indígena sem os meios necessários para operar, principalmente, se tratando da questão orçamentária que “fica tudo no saco de Brasília, longe da gente aqui” e também não esquecer da contratação de novos servidores qualificados para orientar os programas e projetos de sustentabilidade junto às comunidades indígenas.

Qual sua Opinião?

Confira Também

Fiscais da Receita Federal vão parar três dias na semana

Categoria faz mobilização nacional pela regulamentação salarial Operação Padrão afeta produção na Zona Franca de Manaus Solange EliasDa redação do ÚNICO Os fiscais da Receita Federal que atuam em portos e aeroportos de todo o país vão aumentar a pressão sobre o governo federal nesta semana.Na semana que terminou, eles fizeram dois dias de “apagão” – quando todos os computadores foram desligados e não houve análise de processos, arrecadação,relatórios, etc – e a partir desta segunda-feira (29), aumentam a dose para três dias. Regulamentação A informação é do vice-presidente do Sindifisco Nacional,Marcos José de Souza Neto, que explica que a

Leia Mais

Humorista alemã grava vídeo cheio de humor sobre Manaus (ver vídeo)

Lea Maria vai se apresentar nesta noite, no Teatro Manauara Ela faz parte da leva de comediantes gringos que invadiu o país No TikTok, ela acumula 2,1 milhões de seguidores, e suas publicações já foram curtidas mais de 37 milhões de vezes. Ela é Lea Maria, uma comediante alemã que desde 2021 vem chamando atenção dos internautas brasileiros com seus vídeos bem humorados e falados em português com um sotaque alemão bem pesado. Lea tem percorrido o país inteiro com seu show “Lea Maria, Alemã de cria” e finalmente chegou a Manaus, onde, neste domingo (28), se apresenta no Teatro

Leia Mais

David Almeida sanciona Plano Municipal de Cultura, hoje, na Ponta Negra

Evento terá música, teatro e malabarismo em programação multicultural Cerimônia será realizada na Casa de Praia Zezinho Corrêa O prefeito de Manaus, David Almeida, vai sancionar neste domingo (28),em uma cerimônia cultural e criativa, o Plano Municipal de Cultura (PMC), instrumento jurídico que reúne um conjunto de diretrizes, estratégias e metas que vai orientar o poder público na formulação de políticas culturais pelos próximos 10 anos. Esse plano abre portas para recursos e investimentos na área cultural, estimulando cada vez mais a economia do segmento. Multicultural A cerimônia de sanção do PMC acontecerá às 18h, na Casa de Praia Zezinho

Leia Mais