Publicitário Edson Costa conta o que esse jogo ensinou
Uma partida de tirar o fôlego
O publicitário Edson Costa postou e o ÚNICO reproduz, suas observações em relação a um dos melhores jogos de futebol de todos os tempos, com a vitória do Palmeiras sobre o Botafogo, na noite de quarta-feira (01). Mas não foi só uma vitória, confira o relato de Edson Costa:
Uma aula de superação
“O jogo de futebol entre o Botafogo e Palmeiras ontem, 01 de novembro de 2023 no Estádio Newton Santos, foi uma aula. E não apenas de futebol. Eu, Edson Costa, gostaria de destacar o que faz um coach com competência.
Mas antes vamos descrever o cenário.
O jogo era valido pelo Campeonato Brasileiro [disputado por pontos corridos] onde o Botafogo liderava com uma folga de 6 pontos sobre o segundo colocado que era exatamente o Palmeiras. Uma vitória do Botafogo levaria a vantagem a 9 pontos o que daria uma folga enorme nesta reta final de campeonato.
O jogo começa com um Botafogo avassalador e termina o primeiro tempo com uma vantagem de 3 x 0. Nada poderia ser melhor. Nem o mais dos otimistas torcedores do Botafogo imaginava isso. Os times vão para o vestiário.
O que qualquer técnico normalmente faria? Trocaria vários jogadores, mudaria o esquema de jogo, daria uma injeção de ânimo na turma e falaria: “vamos lá pessoal buscar ao menos o empate” [o que já seria ótimo!!!]
Mas o que fez Abel Ferreira, técnico do Palmeiras?
- manteve o mesmo elenco do primeiro tempo
- no vestiário disse ao time que eles não poderiam jogar pior que aquilo que jogaram, portanto, a chance de jogar ainda menos, inexistia.
- na preleção, simplesmente disse: “ok, vocês perderam o primeiro tempo, agora voltem lá e ganhem o segundo tempo”. Simples assim. É claro que neste recado estava implícito que ganhar o segundo tempo era colocar algo acima daquilo que já existia, ou seja algo além de 3 goals.
O que se viu no segundo tempo foi um Palmeiras com sangue nos olhos e a faca nos dentes, partindo pra cima do adversário em busca de honrar a camisa, o nome do time e seguir a risca o que o técnico havia determinado – isso é aceitação explicita ao comando do coach e admiração pelo cara.
O Palmeiras não só fez 4 gols como impediu que o adversário aumentasse o placar para 4 x 1 defendendo um pênalti.
O que eu aprendi no final disso tudo? Que é muito importante o foco e a determinação e sobretudo termos a capacidade de virar páginas na nossa vida. Ao manter o mesmo time para o segundo tempo, Abel Ferreira deu uma inequívoca demonstração que confiava no seu time e que eles poderiam superar o momento horrível que tinham vivido no primeiro tempo. E o time correspondeu.
Tudo isso está contido no vídeo a seguir. Com a vitória, o Palmeiras “encostou” no líder e a diferença que poderia ser de 9 pontos [caso houvesse a vitória do Botafogo], caiu para apenas 3 pontos.
A fase final do Brasileirão promete!!!!”