Lei cria prevenção ao “olho preguiçoso” nas crianças

Deputado George Lins é autor do texto da Ambliopia

Nova regulamentação foi sancionada

Lei de autoria do deputado estadual Dr. George Lins (União Brasil), a Lei nº 6.748 foi sancionada pelo Governo do Estado, e estabelece medidas de incentivo à prevenção da ambliopia nas escolas de ensino fundamental públicas.

A ambliopia é popularmente conhecida como “olho preguiçoso”, uma condição em que um ou os dois olhos têm uma redução da visão. E pode ocorrer mesmo na ausência de alterações nas estruturas responsáveis pela visão.

Desta forma, o cérebro fica exposto apenas a imagens borradas e pode tornar-se incapaz de ver nítido.

O que diz a lei

Conforme a legislação, as medidas de incentivo à prevenção da ambliopia consistirão na realização de testes de acuidade visual, motilidade ocular e fundoscopia.

A realização desses testes será conduzida por médicos oftalmologistas vinculados à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM)

Diagnóstico precoce

“O diagnóstico precoce da doença é fundamental para o sucesso do tratamento, e é exatamente isso que a legislação propõe. Com a realização desses testes oculares, conseguiremos identificar possíveis problemas visuais em nossas crianças, permitindo intervenções rápidas e eficazes”, disse o deputado.

Resultados

A lei destaca ainda que os resultados dos testes serão comunicados aos pais ou responsáveis pelos estudantes. Nesse processo, os responsáveis receberão orientações para buscar acompanhamento por médicos oftalmologistas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *