PRIMEIRA MÃO

Juíza decide que vacinas devem ficar sob a guarda de funcionários responsáveis

Juíza jaiza fraxe

Em decisão, juíza diz que “é fato público e notório” desvios de vacinas em Manaus

Enquanto isso 536 estão na fila de espera de vagas em hospitais e a média de sepultamento bate recordes

Autoridade pública pede renúncia após acusação de furar a fila

Câmara Municipal de Manaus de costas para o drama das famílias

Governador Wilson Lima recebe as vacinas da Fiocruz

Igreja Católica se mobiliza por respiradores e usinas de oxigênio

AS DECISÕES DA JUÍZA:

1 – A juíza federal Jaiza Maria Fraxe decidiu: Prefeitura de Manaus terá de publicar a relação de pessoas vacinadas em site institucional, até as 19 horas, sob pena de multa diária e pessoal ao prefeito David Almeida, no valor de R$ 100 mil reais.

2 – Pessoas que furaram a fila para tomar a vacina, ficam todos proibidos de tomar a segunda dose, podendo ficar sujeitos à prisão em flagrante delito em caso de insistirem no ilícito.

3 – As 132.250 doses de vacina (AstraZeneca/Oxford) ficarão sob armazenamento e guarda na sede da Fundação de Vigilância em Saúde, sob responsabilidade de experientes servidoras públicas e enfermeiras.

Juíza diz que nem conhece Secretária de Saúde

A juíza Jaiza Fraxe, fez questão de esclarecer que não conhece e não tem parentesco com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Manaus, Shádia Fraxe, que é esposa do deputado estadual Abdala Fraxe. A juíza disse que a secretaria Shádia “não tem o direito à vacina se não estiver na linha de frente do combate à Covid-19.

Quem pediu a Ação

A Ação que motivou a decisão da juíza, teve como autores os Ministérios Públicos (Federal, do Trabalho do Amazonas)Defensorias Públicas do Amazonas e da União, além do deputado federal Marcelo Ramos.

Câmara de costas pra Manaus

A presidência da Câmara Municipal de Manaus se mantém alheia ao drama de centenas de famílias. O presidente David Reis (Avante) não se manifestou sobre os crimes cometidos por quem furou a fila pra tomar e vacina e sequer publicou alguma nota oficial sobre o assunto. Dos outros 40 vereadores, a exceção fica por conta dos vereadores Armon, Carpê, Marcelo Serrafim e William Alemão, que se reuniram para propor ações da Casa.

Recordes nos números

O Amazonas ultrapassou a marca de 7 mil mortes por Covid-19 e nas últimas 24 horas, a Fundação de Vigilância em Saúde registrou 162 óbitos, com a média diária chegando a 146. Número de internos 2.401.

Novas vacinas

O governador Wilson Lima acompanhou na noite de sábado (23), no aeroporto Eduardo Gomes, a chegada do lote de 132,5 mil doses da vacina AstraZaneca. Wilson disse que nesse domingo (24) vão chegar mais 40 mil doses. Wilson disse que essas vacinas vão garantir o atendimento das pessoas acima de 60 anos de idade.

Renúncia ao cargo

O Chefe do Estado-maior da Espanha, Miguel Villaroya, renunciou ao cargo no sábado (23), após as alegações de que havia recebido a vacina contra Covid-19 antes dos grupos prioritários.

Mobilização dos católicos

Em homilia neste domingo (24) o arcebispo de Manaus Dom Leonardo Steiner, anunciou que a arquidiocesse está está se movimentado para comprar respiradores e usinas de oxigênio a serem destinadas a Manaus e alguns municípios. Ele disse que a pandemia só será vendida com a vacina e conclamou a todos a buscarem a imunização.


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *