fbpx

Juiz solta a Filó, Ibama não libera, Joana invade prédio e chora (ver vídeo)

Cumprimento de ordem judicial vira novela mexicana

Quase quatro horas de espera, o caso ainda não terminou

Solange Elias
Da redação

O juiz federal Márcio André Lopes Cavalcante, da Justiça Federal, concedeu, na madrugada deste domingo (30), uma liminar para que a capivara Filó seja devolvida ao fazendo e influencer digital Agenor Tupinambá e para que a deputada estadual Joana Darc fiscalize o Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama.
O anúncio foi comemorado nas redes sociais, com transmissões ao vivo e postagens, mas quando o grupo – de dezenas de pessoas – chegou à sede do Cetas (na avenida Ministro João Gonçalves de Souza, s / n, Km 01, BR-319 – Distrito Industrial I, Manaus), a responsável pelo órgão não liberou o animal, nem a fiscalização, criando uma verdadeira “novela mexicana”.
A negativa deu origem a gritarias, choro, invasão de prédio público, confronto com seguranças, destempero e falta de informações sobre o porquê do não cumprimento da ordem judicial. Durante quase quatro horas, Joana Darc transmitiu tudo ao vivo. Até quando ela resolveu sair correndo e invadir o ambulatório do Cetas, quando teve uma crise de choro e quando orientava os manifestantes (do lado de fora do prédio) para não invadir o prédio do Ibama.
O caso ainda não terminou. A imprensa está na porta do Ibama, os “torcedores” aguardam nova manifestação do juiz federal e o clima está tenso na sede do órgão ambiental. (veja vídeo da deputada). Esta matéria será atualizada assim que o caso tiver um desfecho.

Decisão judicial

A decisão em favor da devolução de Filó para Agenor aconteceu depois que a deputada Joana Darc moveu uma ação demonstrando, por meio de laudos veterinários, que o Cetas do Ibama não estava preparado para receber o animal e que havia várias irregularidades. Com isso, Agenor Tupinambá terá a guarda da capivara, até o fim do processo.
“Constatou-se que no momento da perícia, a capivara Filó encontrava-se em um espaço reduzido, no qual a impossibilita de pequenas corridas, local inapropriado para seu comportamento natural e conforto para descanso, ausência de superfície confortável, vez que no local do recinto o solo é recoberto de cimento, não havendo forragem ou terreno em condição natural”, diz uma parte da decisão.

Entrega depois de 4 horas

Por volta do meio-dia deste domingo, a deputada Joana Darc finalmente transmitiu a soltura da capivara Filó. Ela, sua equipe e Agenor Tupinambá colocaram o animal em uma gaiola para pets e a levaram. Dezenas de pessoas comemoraram a liberação do bicho na entrada do Ibama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *