Jornalistas resgatam programa de toadas e talk show, na plataforma do YouTube

‘Taberna da Toada Memórias’ e ‘Garotos do Programa’ estreiam dias 25 e 26

Programa vai apresentar acervo inéditos sobre o Festival de Parintins

“Taberna da Toada Memórias” e “Garotos do Programa” são duas produções amazonenses, exclusivas para Internet, que vão ao ar no rastro das comemorações dos 352 anos de Manaus. As estreias dos dois programas estão marcadas para os próximos dias 25 e 26 de outubro, no canal do YouTube Casarão dos Inocentes (https://youtube.com/channel/UCwwoBAsTYe9XC4XVsS4KiCA) ao vivo, às 20h.
Sob o comando dos jornalistas Herman Marinho e Arnoldo Santos, a coordenação de todo o projeto é da Press Comunicação Estratégica, que administra o Casarão dos Inocentes – em pleno centro histórico de Manaus – onde estão os cenários do programa e do podcast.
“Taberna da Toada Memórias” é uma produção nova que “visita” os antigos programas de televisão “Tucumã & Toada” e “Taberna da Toada”, que eram exibidos na antiga TV Cultura do Amazonas.

Acervo inédito

Além disso, o apresentador Herman Marinho vai mostrar parte do acervo que acumulou ao longo de mais de 20 anos de cobertura do Festival Folclórico de Parintins.
São entrevistas, cenas com personagens do boi-bumbá Caprichoso e Garantido, filmagens de apresentações de itens do Festival e momentos icônicos da maior manifestação cultural do Norte do País. “Ao longo de mais de duas décadas, recolhi parte dos acontecimentos em torno do Festival de Parintins. Todo esse acervo ficou, em sua maioria, inédito e chegou a hora de compartilhá-lo. É uma forma de resgate do compromisso de tornar público essas imagens e sons”, declara Marinho.
“Taberna da Toada Memórias” será exibido todas segundas-feiras e o primeiro convidado é o intérprete e compositor de toadas, Carlos Batata. O programa contará também com imagens de arquivo como forma de resgate de momentos memoráveis do ritmo da toada, cenas que estarão presentes em todos os “Tabernas”.

Cenário especial

Um dos destaque será o cenário que foi projetado para reaproveitar materiais usados e reutilizados no antigo Casarão em que o programa é produzido. “Nasci nesta casa e herdei do meu pai o imóvel. Sempre tive vontade de recuperá-lo e usá-lo em um projeto cultural. A ideia de transformar a casa em uma produtora de conteúdo surgiu em parceria com a Press. O primeiro projeto tinha que ser a “Taberna” uma vez que, desde o fim do programa em TV aberta, eu vinha sendo cobrado pelos fãs do programa para que ele retornasse”, disse o jornalista.

O podcast

A outra produção do Casarão dos Inocentes é o podcast “Garotos Do Programa” que será exibido às terças-feiras, também às 20h. Na forma de um talk show, o podcast acontece sob o comando dos jornalistas Arnoldo Santos e Herman Marinho.
Com extensa experiência como repórteres e apresentadores que atuaram em diversos veículos de comunicação, eles vão receber para um bate papo descontraído personagens e personalidades da aldeia baré e da aldeia global.
“Nossa intenção é garimpar e trazer pra luz o brilho, o glamour, a informação de bastidor, a declaração bombástica, a gargalhada e até mesmo a lágrima de quem faz e acontece na Amazônia e quiçá no planeta”, declara o jornalista Arnoldo Santos.
Para mostrar que não vão fugir e gostam dos temas polêmicos, a estreia do “Garotos” começa metendo o dedo na ferida que incomoda.
Tanto que Eric Lima, diretor e protagonista do clip “Glowria”, gravado na igreja de São Sebastião, vai falar sobre a acusação de conservadores de que teria desrespeitado a fé de católicos no musical que questiona o preconceito contra LGBTQIA+ por parte de alguns religiosos e algumas religiões. “Será fogo no parquinho!”, brinca Santos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *