João Barroso é o novo procurador-geral do MPC

Mandato será exercício no biênio 2024/2025

Presidente Yara Lins dá boas-vindas ao novo titular

Em sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira (21), o procurador de contas João Barroso de Souza tomou posse no cargo de procurador-geral do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM) junto ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).

Nomeado pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, por decreto publicado no Diário Oficial do Estado em maio, João Barroso retorna ao cargo para o biênio 2024/2026 após ter chefiado o órgão há dois anos.

Cerimônia

A cerimônia foi conduzida pela presidente da Corte de Contas, conselheira Yara Amazônia Lins, e contou com a presença de conselheiros, procuradores, membros e servidores da Corte, bem como familiares do procurador e diversas autoridades.

No discurso de abertura, a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, elogiou a gestão da ex-procuradora-geral Fernanda Cantanhede e deu boas-vindas ao novo procurador.

“Com talento e dedicação, a procuradora Fernanda nos deixou contribuições inestimáveis, como a elaboração da nova norma regulamentadora do Ministério Público de Contas, sua ativa participação na Rede de Controle e Combate à Corrupção e a criação da Central de Recursos que são apenas algumas das realizações que enobrecem seu mandato. Seu trabalho incansável não só fortaleceu a instituição, mas também inspirou inúmeras mulheres”, afirmou a conselheira-presidente da Corte.

“Neste momento de transição, é com satisfação que damos as boas vindas ao Dr. João Barroso, cuja trajetória no Ministério Público de Contas é marcada por dedicação ímpar, técnica apurada e uma finesse no trato pessoal. Ao assumir novamente este cargo, desejo-lhe um mandato pleno de realizações e que sua liderança continue a ser um pilar de integridade”, discursou a presidente do TCE-AM.

Responsabilidade

Em seu primeiro discurso como procurador-geral, João Barroso destacou a honra e a responsabilidade do cargo. “É uma grande honra, mas é também, um encargo de imensa responsabilidade, cujas atribuições recaem sobre a fiscalização das finanças públicas e sobre o controle externo da administração estatal”, declarou o novo procurador-geral do MPC-AM.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *