A invasão dos garimpos em Roraima e também no Amazonas
Suframa coordena evento para estudar regularização do setor de mineração
Prefeito é preso com ouro ilegal, no interior do Estado
Wilson Lima lança campanha de Segurança, mas deputado diz que interior está sem delegacias
Marcelo Ramos diz que tem alternativas mas prefere ficar no PL
Ministro Gilmar Mendes dá decisão favorável ao Globo, em disputa contra a Samel
Zé Ricardo comemora sanção da lei que criou o “Vale Gás”
Marinha abre 21 vagas em processo seletivo para Manaus
Prefeitos do interior só fazem contas acima de meio milhão
Processos sobre violência contra a mulher batem recorde em 2020
Fundo Amazônia está perto de virar lei, em vez de ser regulamentado por decreto
Por Cláudio Barboza e Solange Elias, com as Editorias do Único
Recursos de pesquisas
Os recursos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) gerados pela Lei de Informática estão na mira de institutos nacionais, que estão abrindo filiais em Manaus, com até dois funcionários em busca desses aportes financeiros. Essa manobra está atingindo os institutos locais que possuem estrutura e mão-de-obra local.
Para se ter uma ideia do dinheiro envolvido nesse tipo de ação, só a Samsung dispõe de quase um bilhão de reais para aplicar em P&D.
Invasão de garimpos
Em Roraima, a extração de ouro está transformando o município de Normandia, numa espécie de Eldorado. O território fervilha em torno do ouro. No início da noite de ontem (22) o portal BNC postou um vídeo com centenas de balsas de garimpeiros chegando ao município amazonense de Autazes. Sem nenhuma fiscalização ou ação de órgãos governamentais, a extração de ouro na Amazônia nunca esteve tão em alta.
Tentativa de organização
Enquanto a ação desenfreada de mineradores ilegais é denunciada em toda a região, a Suframa, órgãos governamentais e a iniciativa privada começam a discutir, de hoje (23) até quinta-feira (25), a formação de um Plano de Ação para o Desenvolvimento Sustentável da Mineração na Amazônia. Os debates incluem não apenas o ouro, mas também a extração de petróleo e gás na região.
Prefeito preso com ouro
Falando em ouro, o prefeito de Jutaí, Pedro Macário Barbosa (PDT) foi preso ontem pela Polícia Federal, no aeroporto de Tefé, quando tentava embarcar em um avião com 257 gramas de ouro ilegal. O valor estimado do mineral é de R$ 80 mil. Sem nota fiscal que comprove a origem em garimpo autorizado, o ouro é ilegal.
Wilson Lima deixa interior sem delegacias
O governador Wilson Lima lançou na segunda-feira (22) uma campanha denominada “Natal da Esperança” para, segundo ele, intensificar o policiamento no estado. O deputado Dermilson Chagas (Podemos) afirma, no entanto, que o interior do Estado está entregue à própria sorte, no que se refere â segurança pública.
Alternativas de Marcelo Ramos
Se Bolsonaro confirmar filiação no PL, a situação do deputado federal Marcelo Ramos no partido não vai ficar muito confortável, apesar disso, ele mantém esperanças de ficar. Se tiver que sair, disse ele ao ÚNICO, além de PSB e PSD, tem outras alternativas.
Falecimento
Faleceu ontem o pai do candidato à Prefeitura de Coari, Zé Henrique (PL). O senhor Salustiano Rodrigues de Freitas foi mais uma vítima da Covid-19. O ÚNICO se solidariza ao candidato.
Globo versus Samel
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), cassou ontem as decisões da 3ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho de Manaus que determinaram que o jornal O Globo suspendesse as reportagens que envolvam o nome do grupo do setor hospitalar e a publicação de direito de resposta no veículo. Samel e O Globo travam batalha judicial desde o ano passado, por conta de um ensaio clínico com uso da proxalutamida contra a Covid-19.
Vale gás agora é lei
O Governo Federal sancionou a lei proposta pelo deputado federal Zé Ricardo (PT-AM) que cria o “Vale Gás”, aprovada na Câmara e no Senado. Pela lei, terão direito a um desconto de 50% no preço do botijão do gás de cozinha de 13kg, as famílias registradas no Cadastro Único do Governo Federal, com renda mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo (R$ 550) ou que tenham entre seus membros alguém que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Oportunidade na Marinha
A Marinha do Brasil abriu um processo seletivo para Prestação do Serviço Militar Voluntário como Oficiais de 2ª Classe. São 21 vagas para Manaus (AM) e uma para Porto Velho (RO), em unidades do Comando do 9° Distrito Naval. As inscrições começam hoje e podem ser feitas no site https://www.marinha.mil.br/com9dn, no link: “Serviço Militar Voluntário”.
Meio milhão é fichinha
Depois de compra de respiradores em adega, vêm aí a compra de pneus em restaurantes e a compra de ar condicionado em supermercado. A prefeita de Presidente Figueiredo, Patrícia Lopes (MDB) vai gastar mais de meio milhão de reais para comprar pneus de carros, caminhões, motos e máquinas pesadas durante um ano inteiro. O contrato foi fechado com uma empresa conhecida como “Restaurante Senhor Espeto”, em Manaus.
Em Codajás, o prefeito Antônio Ferreira dos Santos (PP) publicou a homologação de uma licitação que prevê a compra de 140 aparelhos de ar condicionado para as escolas do município, também por meio milhão de reais. Os aparelhos poderão ser comprados em “loja de comércio varejista de alimentos”, ou seja, supermercado
Violência contra a mulher
A desembargadora Graça Figueiredo, coordenadora da Comissão da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Amazonas, revelou ontem que 2020 registrou o maior número de processos relacionados à “Lei Maria da Penha” desde que a lei entrou em vigor, há 15 anos. Foram 18.972 processos sobre violência doméstica e familiar contra a mulher em todo o Amazonas, contra 7.279 ações registradas em 2019. Agora, em 2021, até o começo deste mês de novembro, já havia 13.952 processos abertos.
Fundo Amazônia
A Comissão de Meio Ambiente (CMA) se reúne amanhã (24), para votar o projeto que transforma o Fundo Amazônia em lei (PL 415/2020) — hoje, ele existe escorado em um decreto presidencial. Se aprovado, o texto poderá seguir diretamente para a Câmara dos Deputados. O Fundo Amazônia são recursos financeiros destinados a apoiar projetos de combate ao desmatamento e para a conservação e o uso sustentável das florestas na Amazônia Legal.
SIGA O PORTAL ÚNICO:
https://portalunico.com/
Facebook:
Facebook.com/portalunico.com
Instagram:
portalunico
Twitter:
@portalunico
FALE COM A GENTE
Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388
Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 99167-0515
CEO: Cláudio Barboza
(92) 99116-1777