Casarão de Ideias e Valendo Economia Criativa firmam parceria
Primeiro projeto será um fórum nacional que acontecerá em dezembro
O Casarão de Ideias e a Valendo Economia Criativa da Amazônia decidiram unir suas experiências para fomentar novas formas de ocupação e renovação de espaços públicos e econômicos, reorganizando formas de empreendimentos existentes e criando novas formas de empreendimento no setor da economia criativa. A ideia é reunir a experiência que as duas instituições já detêm em torno de um objetivo comum de desenvolvimento e inovação do setor.
Contribuições
Beto Contartesi, gestor da Valendo Economia Criativa explica que a instituição vai contribuir com a execução do desenvolvimento da Associação Casarão de Ideias que, por sua vez, entra com todo o conhecimento criativo que já tem, de produção e gestão cultural nas atividades ligadas à Valendo. O diretor do Casarão de Ideias, João Fernandes aponta que as duas instituições têm expertises diferentes, mas têm o mesmo objetivo “no sentido do fomento e de perceber esses lugares novos de atuação e agregar, para além da economia criativa, a questão da tecnologia, de outros dispositivos que estão, hoje, sendo exigidos pelo mercado”.
O que é a economia criativa
A ideia também passa por transformar a visão que atualmente se tem da economia criativa no estado, mostrando que vai muito além do comércio informal de produtos artesanais. “Hoje, a economia criativa, dentro das próprias instituições, busca atuar para além da ação empreendedora. Há o aspecto da inovação, da sustentabilidade, da tecnologia. E, nesse lugar, as duas instituições se completam para pensar isso”, declara João Fernandes.
Primeiro fórum
O primeiro projeto fruto da parceria entre o Casarão de Ideias e a Valendo Economia Criativa é o 1⁰ Fórum Amazônia Criativa (Fórum de Economia Criativa da Amazônia Legal – Edição: Manaus) , que vai ser realizado entre os dias 11 e 17 de dezembro de 2023.
Durante o fórum, será lançado um programa de fomento a empreendedores e um podcast que, quinzenalmente, receberá personalidades e lideranças da cidade para falar sobre economia criativa.