PRIMEIRA MÃO

Inpa completa 71 anos solitário e ignorado

Direção do instituto ainda é a mesma nomeada por Bolsonaro

Menezes se mantém no PL, mas namora com três partidos

WhatsApp fecha com Tribunal Superior Eleitoral para monitorar abuso em 2024

Político paraense assume entidade internacional de Habitação

Judiciário terá Semana de Conciliação

Amazonas teve a maior abstenção do Enem no país

Governo Lula cria comitê específico para atender indígenas na seca

Ventania causa estragos em Manaus

Hoje tem inauguração do túnel de Natal, na Ponta Negra

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

De costas para o INPA

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia foi criado em 1952 por ação do presidente Getúlio Vargas. É considerado uma das maiores referências de pesquisa das Américas, focada na diversidade da fauna e flora das florestas da Amazônia. Chega aos 71 anos, no entanto, ignorado pela classe política municipal, estadual e federal.

Sem direção

Até hoje, por exemplo, o presidente Lula não definiu o nome do diretor da instituição, apesar de uma lista com três nomes de professores doutores (dois do próprio Inpa e um da Ufam) ter sido encaminhada ao gabinete presidencial. Os três fizeram exposição pública de seus projetos para funcionários do instituto, sob a coordenação da comissão que foi criada para esse processo seletivo. O mandato da atual diretoria nomeada por Bolsonaro terminou em dezembro do ano passado, mas até agora ela se mantém à frente do instituto.

As opções partidárias de Menezes

O ÚNICO teve informações de que o Coronel Menezes deverá se manter no PL até março, quando abre legalmente a possibilidade de ir para outro partido. Suas principais opções são: Republicanos, PP e Novo. Ele se mantém no PL “sub judice”, após ter sido expulso da legenda em função de ter entrado em rota de colisão com o deputado federal Alberto Neto, que é o presidente do diretório municipal do PL.

Ministro do Pará assume entidade internacional

O Ministro das Cidades, o paraense Jáder Filho, assumiu o comando do Fórum de Ministros e Máximas Autoridades de Habitação e Planejamento da América Latina e do Caribe (Minurvi), cuja presidência estava com o ministro do Desenvolvimento Territorial da Argentina, Santiago Maggiotti.

Conciliação no Judiciário

O Judiciário amazonense começa nesta segunda-feira (6) a Semana Nacional de Conciliação. O tema deste ano em todo Brasil é: “A um passo da solução”. Em todo o Amazonas 13 mil e 653 processos foram incluídos na pauta, nas áreas de causas cíveis, questões de família, direito do consumidor e área criminal.

Amazonas falta ao Enem

A maior abstenção nas provas do Enem, em todo o país, foi registrada no Amazonas, com 44% de faltosos, segundo o Ministério da Educação. No total nacional foram eliminados 4.293 inscritos que insistiram em quebrar as regras de não utilização de equipamentos eletrônicos ou desobedeceram orientações dos avaliadores.

Saúde para indígenas

O Ministério da Saúde criou um comitê para monitorar e atuar no atendimento de 113 mil indígenas que foram afetados pela seca na região Norte do país. O MS ainda não especificou quais municípios ou etnias serão atendidos. Segundo a pasta, são 1.511 aldeias da região cujo acesso fluvial está prejudicado. Esse apoio se daria na forma de voos para locais inacessíveis, para transporte de alimentos e água.

WhatsApp nas eleições

O presidente do WhatsApp, Will Cathcart disse ontem que vai manter a parceria que firmou com o Tribunal Superior Eleitoral em eleições passadas e vai aperfeiçoar mecanismos para detectar envios de disparos em massa para impedir mau uso do aplicativo nas eleições municipais brasileiras.

Ventania causa destelhamentos e muita poeira

A Defesa Civil de Manaus registrou na tarde de ontem (5) três ocorrências de destelhamento na cidade, em função da forte ventania que atingiu a cidade. Moradores de várias zonas também registraram que houve tempestade de poeira que encobriu o céu, por conta do vento.

Inauguração do túnel de Natal

O prefeito David Almeida inaugura nesta segunda-feira (6), a 3ª edição do “Natal das Água”, a partir das 19h, no calçadão da Ponta Negra. Lá será aberto o túnel de 80 metros com mil fitas de LED em diversas cores e animação. Haverá ainda a presença de 20 personagens vivos natalinos, fanfarra e exposição dos carros alegóricos.

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *