Especialistas internacionais cobram paralisação do desmatamento na Amazônia
Bolsonaro vem aí com o Decreto do Crédito de Carbono, mas não fala em florestas
Projeto de Marcelo Ramos pode ser desengavetado, diz ministro do Meio Ambiente
Samuel Hanan diz que Biden desperta o mundo para a importância da Amazônia
Zé Ricardo e eleito para a Comissão da Amazônia na Câmara
Vereadores querem distância da Câmara Municipal de Manaus
Sede Social do Rio Negro Clube será tombada como Patrimônio Histórico
Professor amazonense lança livro sobre “O Mapa, a Mina e os Sonhos no Brasil
Manaus se prepara para a internet super rápida da tecnologia 5G
Vasco é recebido com festa na madrugada
Por Claudio Barboza e Solange Elias, com as editorias do Único
Segmento dos plásticos ameaçado
A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) quer de volta a redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), que foi suspensa pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes e está disposta a passar por cima das indústrias desse segmento, que atuam na Zona Francas de Manaus. A Abiplast escreveu uma carta aos ministros pedindo que a decisão de Moraes seja reconsiderada. E o argumento é, para dizer o mínimo, curioso: “a participação da indústria de plástico do Amazonas no contingente nacional é “quase que irrelevante”.
11 mil x 127
O presidente da Abiplast, José Ricardo Roriz, apontou – em publicações na mídia nacional: “São 11.974 empresas transformadoras de plástico no país e apenas 127 estão instaladas no Amazonas, ou seja, a Medida Cautelar expedida impacta na suspensão de uma medida que melhorava o ambiente competitivo para as outras 99% das empresas”.
Exemplo de casa
Um exemplo da “irrelevância” citada pela Abiplast é a Tutiplast Indústria e Comércio Ltda, empresa de injeção plástica e uma das mais famosas de Manaus. Essa marca tem quase 30 anos no mercado e gera diretamente 1.200 empregos e cerca de outros mil postos de trabalho indiretamente em Manaus. Só pra citar outras, a Rubberon inaugurou fábrica em novembro do ano passado e a Norpolim, do grupo Plasvan, que também tem unidades no nordeste e no sudeste, começou a fabricar garrafões plásticos, potes e tampas no Polo Industrial de Manaus no início deste ano.
Desmatamento e o clima
Um dos argumentos mais importantes na defesa da ZFM é seu potencial de preservação da floresta amazônica. Justamente o que cobrou o secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM), Petteri Taalas, ontem (18), quando alertou o governo brasileiro a interromper o desmatamento na Amazônia, por causa do “grande impacto da situação atual sobre o clima em geral”. Usando o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, um relatório mundial sobre clima, Taalas apontou que até a cheia do rio Negro, nos últimos anos, é resultado das chuvas acima da média na Amazônia, causadas pelo desmatamento.
Promessas não cumpridas
O estrategista da Bluebay Asset Management para títulos soberanos de mercados emergentes, Graham Stock, fez duras críticas à política ambiental do Brasil e disse que o País não está cumprindo promessas de reduzir o desmatamento, o que poderá ter efeitos na capacidade de atrair investimentos. Stock falou no congresso Mercado Global de Carbono, ontem (18), na frente de dezenas de autoridades brasileiras. Segundo ele, investidores de dentro e fora do Brasil estão observando a questão de perto. Precisa dizer mais?
Decreto do Carbono
Depois de 13 anos de debates sobre o mercado de crédito de carbono no Brasil, o governo Bolsonaro vai baixar um decreto regulamentando esse segmento. Segundo o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, era pra ter sido ontem, mas foi adiado. As primeiras versões do decreto que circularam nas redações, falam em nove setores regulamentados: geração e distribuição de energia elétrica; transporte público urbano e sistemas de transportes interestaduais de carga e de passageiros; indústria de transformação e a de bens de consumo duráveis; químicas finas e de base; papel e celulose; mineração; construção civil; serviços de saúde e agropecuária. Por enquanto, não há nenhuma linha sobre a manutenção da floresta em pé.
Projeto de Lei de Marcelo
Joaquim Leite pelo menos deu esperança de que o Projeto de Lei do deputado federal Marcelo Ramos (PSD-AM) sobre o tema, vai ser desengavetado. Ele disse que o decreto deverá ser complementado com esse projeto de lei. Resta saber quantas e quais modificações foram feitas ao projeto do deputado amazonense.
Hanan chama atenção para discurso de Biden
O ex-vice governador do Amazonas, Samuel Hanan, destacou no jornal Folha de São Paulo, o discurso do presidente norte-americano feito no Dia da Terra, que, entre outras coisas, disse que é preciso pagar os brasileiros para não derrubar as árvores. “Biden parece entender a necessidade de novo enfoque à questão”, disse Hanan.
Zé na Cindra
Falando em deputado federal, Zé Ricardo (PT/AM) foi eleito, em reunião na tarde desta quarta-feira (18), por unanimidade, 1º vice-presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia (Cindra), da Câmara Federal. Essa comissão trata do desenvolvimento regional do país, com foco também para a Amazônia, disse ele.
Vereadores correm da Câmara de Manaus
Dos 41 vereadores de Manaus, a maioria está correndo atrás para se viabilizar como candidato nas próximas eleições. Eles querem disputar vagas para a Assembleia Legislativa e também, como Marcelo Serafim, Amom Mandel e Marcel Alexandre, estão de olho na Câmara Federal.
Sede do Rio Negro será preservada
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa deu início aos procedimentos técnicos para o tombamento como Patrimônio Histórico e Artístico do Amazonas. A sede instalada no Centro de Manaus faz parte da história de Manaus e durante muitos anos foi palco de grandes eventos, além do que possuir uma sede social e imponente, marcada por traços arquitetônicos de toda uma era.
Livro sobre Amazônia
O professor Cristóvam Luiz, prepara para os próximos dias o lançamento do livro “O Mapa, a Mina e os Sonhos, uma Pequena Aventura na Amazônia”, onde relata uma Excursão feita por um grupo de pesquisadores de minérios, envolvendo mistérios e perigos da selva.
5G em Manaus
O Projeto de Lei Complementar (PLC) do Executivo Municipal, que regulamenta a tecnologia 5G, foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Manaus (CMM). O prefeito David Almeida enviou o projeto para preparar a capital para a internet super rápida prometida pela tecnologia 5G.
Torcida ovaciona o Vasco
O Vasco bem que tentou desembarcar escondido, na madrugada de ontem, em Manaus. Mas às 3h o aeroporto estava lotado de cruz-maltinos empolgados com a partida contra o Guarani, hoje (19), na Arena da Amazônia. A paixão dos amazonenses pelo Vasco chegou a causar reclamação do Guarani, porque o time de São Januário joga “como se estivesse em casa”, em Manaus. Mas ficou por isso mesmo.
SIGA O PORTAL ÚNICO:
https://portalunico.com/
Facebook:
Facebook.com/portalunico.com
Instagram:
https://instagram.com/portalunico?utm_medium=copy_link
Twitter:
https://twitter.com/PortalUnico?t=5LAn7TYhr43mFX0LTFQ2wA&s=09
FALE COM A GENTE
Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388
Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 99167-0515
CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777