Conheça quatro comunidades próximas a Manaus que agendam visitas
Eles oferecem histórias, alimentos e rituais típicos de sua cultura
Está pensando em “turistar” pelo Amazonas? Então não pode perder a oportunidade de conhecer os povos ancestrais da região, suas crenças e tradições, alimentos típicos e modo de vida, em quatro comunidades bem próximas a Manaus, acessíveis por barco.
O etnoturismo (quando viajantes conhecem de perto a vida, os costumes e a cultura de um determinado povo) é um movimento global, que já conta com pelo menos cinco aldeias de indígenas de Manaus, associadas a ele.
Segundo estudo realizado pela consultoria Future Market Insights, o mercado de turismo sustentável — no qual o etnoturismo se enquadra — responde por 2% da indústria de viagens. E a tendência é só aumentar.

Comunidades
As comunidades Cipiá, Tatuyo, Diakuru, Baré e Tuyuka, localizadas próximas de Manaus, oferecem roteiros turísticos que envolvem um mergulho nas tradições e nos conhecimentos dos povos originários com contação de histórias e lendas, apresentação de danças e rituais, pinturas corporais e confecção de artesanatos que representam crenças e etnias.
Os visitantes podem ainda contemplar a fauna e flora se aventurando em trilhas pela floresta e também se surpreender com a gastronomia, degustando ingredientes, frutas e formigas utilizados na culinária indígena.

Localização
As comunidades Cipiá e Tatuyo ficam localizadas a 34 quilômetros da área urbana de Manaus, enquanto a Diakuru e Tuyuka estão a aproximadamente 25 quilômetros. O acesso às reservas ocorre a partir de Manaus, com embarque na Marina do Davi, Zona Oeste da capital. Já a aldeia Baré fica dentro da reserva Puranga Conquista, a 45,6 km de Manaus. “As pessoas conseguem ver como é nossa alimentação e a nossa arte”, afirma Joarlinson Baré, um dos líderes locais e organizador das visitas guiadas. “É um turismo de contato direto com a natureza”, disse ele à revista Veja desta semana.
SERVIÇO
Travessia – A travessia é feita por embarcações da Cooperativa dos Profissionais de Transporte Fluvial da Marina do Davi (Acamdaf), partindo da Marina do Davi, no Tarumã, de segunda a domingo, das 7h às 18h. Os contatos para agendamento são: (92) 99473-7977 e 3658-6159.
Agendamentos (diretamente com as comunidades) – Comunidade Indígena Diakuru (92) 99162-9276; Comunidade Indígena Tuyuka (92) 9476-2232
Instagram: @aldeiatuyuka; Comunidade Indígena Cipiá (92) 99118-4736
Instagram: @aldeia_cipia E-mail: [email protected] e Comunidade Indígena Tatuyo (92) 98439-5341 Instagram: @tatuyos_oficial