fbpx

Incra pede anulação da venda de fazenda gigante no Amazonas

Espanhois compraram uma área do tamanho de São Paulo

A fazenda fica entre os municípios de Pauini e Boca do Acre

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) solicitou a anulação da compra de uma fazenda, entre os municípios de Pauini e Boca do Acre, no Amazonas, e ainda Manoel Urbano, no Acre. São mais de 150 mil hectares adquiridos por uma empresa controlada por espanhois. O tamanho da propriedade é equivalente ao da cidade de São Paulo.

Setor madeireiro

A Fazenda Novo Macapá era, originalmente, era de propriedade da empresa brasileira Batisflor. Entretanto, há pouco mais de cinco anos, de acordo com o Incra, a terra foi integralmente negociada para a empresa do setor madeireiro Agrocortex, do grupo espanhol Masaveu.
O Incra argumenta que as empresas não apresentaram requerimento para aquisição ou arrendamento (aluguel de terras), projeto de exploração do imóvel rural e outros documentos necessários para concluírem a transação.

TJAM é notificado

Por conta disso, o órgão notificou a Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, no fim do ano passado, com pedido de nulidade da compra da propriedade pela empresa estrangeira.
Em junho de 2022, a Agrocortex afirmou ser dona da Fazenda Macapá em declaração à plataforma de certificação de crédito de carbono Verra. O objetivo da empresa era se cacifar para vender créditos de carbono no mercado internacional. A informação foi publicada a princípio pelo Portal Metrópoles, e confirmada pelo g1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *