Denominado de ‘O Brasil Indígena: uma nova foto da população Indígena’, evento acontece em Belém
Dados serão apresentados pelas ministras Simone Tebet, Sônia Guajajara e Marina Silva
Valéria Costa
Correspondente
Brasília (ÚNICO) – Nesta segunda-feira (7), em solenidade que vai acontecer no Theatro da Paz, em Belém do Pará, o IBGE vai divulgar o primeiro censo indígena da história do país, que deve revelar quantos são, onde estão, quais são as línguas faladas e como vivem as mais de 300 etnias do Brasil.
O trabalho é inédito, porque é a primeira vez que os pesquisadores conseguiram chegar a áreas de acesso complexo, o que só foi possível, por exemplo, com uso de helicópteros, barcos e aviões.
Divulgação
A divulgação oficial no evento “O Brasil Indígena: uma nova foto da população indígena”.acontecerá às 12h (hora Brasília) e será capitaneada pela ministra do Planejamento, Simone Tebet, e o presidente interino do IBGE, Cimar Azeredo Pereira.
As ministras dos Povos Indígenas e de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Sônia Guajajara e Marina Silva, respectivamente, também estarão presentes na solenidade, assim como o o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) e presidente da Funai, Joenia Wapichana.
Expectativa
O Censo vai revelar os números reais da população indígena de todo o país e a expectativa é que estes números ultrapassem os 2 milhões. Em abril deste ano, o IBGE divulgou dados preliminares em que apontavam uma população recenseada de 1.652.876 indígenas no país, a maioria na região Norte brasileira.