PRIMEIRA MÃO

Ibama notifica Grupo Atem sobre risco de derramamento de combustíveis no rio Amazonas

Legenda: Ibama fiscaliza a situação no navio Minerva Rita, no rio Amazonas (Foto: Ibama/AM)

Navio com o casco danificado está próximo a Itacoatiara

Morre o diretor do Museu da Amazônia, Ennio Candotti

Secretário de Saúde Anoar Abdul Samad está de saída

Prefeito David diz que bom senso prevaleceu na Câmara

Vereador diz que vai à Justiça contra empréstimo da prefeitura

Deputado denuncia crime ambiental em Uarini

Presidente Figueiredo abre comemorações do aniversário nesta quinta

Ufam apresenta o 1º Festival de Música Sacra do Amazonas

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Ibama cobra explicações do Grupo Atem

O Ibama deu 24 horas para que o Grupo Atem – proprietário da Refinaria da Amazônia (Ream) – explique o que está acontecendo com o navio petroleiro Minerva Rita que está fundeado perto de Itacoatiara, no rio Amazonas, com o casco danificado. O risco de derramamento de combustíveis existe e o órgão quer saber detalhes sobre o que a empresa está fazendo para evitar um desastre ambiental. O prazo termina nesta quinta-feira (7).

Mais de 26 mil litros

O navio Minerva Rita tem bandeira maltesa, mas está a serviço da Atem e carrega em seus tanques 18 mil m³ de Nafta (subproduto líquido do petróleo usado para resinas termoplásticas e solventes) e 8.499 m³ de gasolina. O Ibama quer também relatório diário sobre as operações de retirada desse material.

Homenagens a Candotti

O físico e diretor do Musa (Museu da Amazônia), sediado na Reserva Florestal Adolpho Ducke, Ennio Candotti, faleceu ontem (6) em São Paulo. Sua contribuição à ciência foi reconhecida por todo o país, inclusive pelo presidente Lula que o definiu como “sempre comprometido com o desenvolvimento científico”. Inpa e Ufam também fizeram suas homenagens. Candotti chefiou o Musa desde sua abertura, em 2011, na gestão de Amazonino Mendes.

Ennio Candotti e Lula em encontro no Musa

Saída de Anoar da Saúde

O secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Abdul Samad, está de malas prontas para deixar a função. O setor enfrenta a pior crise dos últimos anos. Há atraso de salários a médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, maqueiros e outros que se acumulam desde o ano passado, além da falta de medicamentos e equipamentos em algumas unidades. Oficialmente o governo ainda não comunicou a saída.

David fala do empréstimo

O prefeito David Almeida disse ao ÚNICO que a aprovação do pedido de empréstimo de R$ 580 milhões pela Câmara Municipal ( 21 a 18 ), reflete um amadurecimento dos vereadores. “É uma decisão madura diante das necessidades de Manaus”, disse. O prefeito anunciou também o aporte de mais R$ 160 milhões para Manaus, por meio de emendas da bancada federal, com o apoio dos senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD).

Vereador Guedes vai à Justiça

O vereador Rodrigues Guedes vai recorrer desse empréstimo em ação judicial. Ele confirmou essa intenção ao ÚNICO no final da tarde de quarta-feira (6).

Crime ambiental em Uarini

O deputado Carlinhos Bessa (PV) denunciou na Assembleia Legislativa que um empresário do município de Uarini (a 570 km de Manaus) represou um igarapé importante para a irrigação das lavouras na região e, principalmente, para o abastecimento de água para os moradores. Segundo o parlamentar, a barragem causou inundação na estrada Copacá e está prejudicando também o tráfego de veículos e pessoas.

Festa em Figueiredo

A Prefeitura de Presidente Figueiredo abre nesta quinta-feira (7) o período de quatro dias de comemorações em torno do 42º aniversário do município. Hoje o evento é oficial, de entrega de viaturas para a guarda civil e amanhã (8), começa o Festival Folclórico que atrai turistas e vai durar 3 noites, no Parque Urubuí (foto).

Festival de Música Sacra

A Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam) e a ONG Amigos da Floresta apresentam nesta quinta-feira (7), o 1⁰ Festival de Música Sacra de Manaus (Femusam). O evento vai acontecer na Paróquia Rainha dos Apóstolos (R. Washington Luís, 55 – Dom Pedro), a partir das 19h, com apresentação do Coral da UEA, Coral Cosmos, Coral Benedictus e Coral João Gomes Júnior. A entrada é gratuita.

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *