Prevfogo e outros agentes atuaram no Janauary, em Iranduba
Mais técnicos chegarão a Manaus para estudar a mortandade dos botos
O Ibama divulgou vídeo mostrando como os brigadistas contra incêndios – tanto do Prevfogo, quanto do Corpo de Bombeiros, ICMBio e do próprio Instituto atuam no atendimento das ocorrências de incêndio florestal.
Um dos vídeos gravados mostra a chegada dos agentes na região da Vila do Janauary, em Iranduba, onde o incêndio durou quase três dias e é um dos responsáveis pelo fumaceiro que envolveu Manaus nesta quinta-feira (5).
Veja o vídeo:
Metodologia
Os agentes do PrevFogo, que têm treinamento específico para combate a grandes incêndios, explicam como o trabalho é feito e o quanto é cansativo. Eles usam desde “sopradores” que vão soprando as folhas secas para longe da linha de fogo, evitando que elas também se incendiem e as chamas se espalhem ainda mais. Além disso, são feitos aceiros, valas ou trincheiras, tudo que possa barrar o alastramento das chamas.
Investigação sobre os botos
Segundo o Ibama, ainda nesta quinta-feira (5) chegam a Manaus novos técnicos do órgão, especialistas em emergências ambientais, para auxiliar os cientistas do Instituto Mamirauá que investigam a morte de mais de 120 botos – tucuxis e vermelhos – na região do Lago de Tefé.