Ibama flagra desmatamento de 600 hectares em Boca do Acre (ver vídeo)

A operação foi filmada pelos próprios agentes

Situação dos trabalhadores era de quase escravidão

Alessandra Luppo
Da redação do ÚNICO

O Ibama do Amazonas divulgou vídeo mostrando uma operação de combate ao desmatamento, em Boca do Acre (a 1.554 km de Manaus) e a prisão em flagrante de dois operadores de motosserra que derrubavam árvores em uma área de 1 mil hectares, onde 600ha já haviam sido desmatados. A operação foi filmada pelos agentes que estavam monitorando a área via satélite. Veja o vídeo do flagrante:

Trabalho escravo

Segundo o superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Araújo, a operação, denominada Amazônia Verde, desbaratou o acampamento que foi montado no local, onde foram encontradas 20 pessoas, inclusive mulheres e crianças. “Eles estavam submetidos submetidas a situação de insalubridade e riscos à vida e em condição de trabalho análogo à escravidão”, apontou.

Área embargada

O Ibama do Acre atuou diretamente na operação já que Boca do Acre fica mais perto do estado vizinho e é ele quem monitora o sudoeste do Amazonas. A área já havia sido embargada há uma semana. Em uma operação no dia 22 de setembro, foi identificado o responsável pela área e ela foi fechada. Mesmo assim, os desmatadores voltaram e continuaram a derrubada das árvores.


Foram apreendidas 15 motosserras, os acampamentos foram destruídos, inclusive motocicletas e a operação ainda vai continuar nos próximos dias, até que os responsáveis sejam identificados.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *