Diesel marítimo, gás de cozinha e combustíveis trafegavam ilegalmente
Operação fiscaliza transporte aquaviário de produtos perigosos
O Ibama divulgou nesta quarta-feira (1) o balanço da operação de fiscalização do Transporte Aquaviário de Produtos Perigosos (TaqPP), em Manaus, registrando a apreensão de 73 mil litros de diesel marítimo sem nota fiscal e armazenados de forma irregular, cinco embarcações que trafegavam sem licença ambiental e ainda 2 mil botijas de gás de cozinha e quatro bombas de sucção usadas para comércio ilegal de combustíveis.
Segundo o superintendente do Instituto, Joel Araújo, todo esse material foi apreendido no rio Negro, em trecho da orla de Manaus, dentro da operação prevista no Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (Pnapa) do Instituto.
Doações
De acordo com o Ibama, 7 mil litros de óleo diesel apreendidos foram doados às polícias civil e ambiental do estado. As autuações aplicadas totalizam R$ 1,17 milhão.
A operação TaqPP foi realizada em conjunto com a Delegacia Fluvial da Polícia Civil (Deflu) do Amazonas, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Marinha do Brasil, representada por agentes da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), e com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb).