Hoje é dia de comemorar São Sebastião e Oxóssi

São Sebastião é o protetor da humanidade contra a fome, a peste e a guerra

Oxóssi é o orixá da fartura, do sustento e da preservação ambiental

No dia 20 de janeiro, as religiões Católica, Umbanda e Candomblé comemoram o dia de São Sebastião e de Oxóssi, respectivamente. São realizadas festas com muita fartura nas paróquias e nos terreiros em homenagem ao santo católico que foi sincretizado com o orixá das religiões de matriz africanas.

Mas quem são essas duas figuras que mobilizam tantos fieis e adeptos? Confira:

São Sebastião

Sebastião foi um militar do exército romano, por volta do ano 300 depois de Cristo. Ele servia ao exército, mas aproveitava para falar sobre Cristo e a verdadeira vida, convertendo vários soldados, oficiais e prisioneiros.

Dizem que até o governador de Roma, Cromácio, e seu filho, Tibúrcio, foram convertidos por ele.

Em certa ocasião, Sebastião foi denunciado, pois estava contrariando o seu dever de oficial e foi levado ao imperador que o condenou à morte. Ele foi amarrado a um tronco e varado por flechas.

Depois da execução, uma senhora chamada Irene retirou as flechas do peito de Sebastião e o tratou. Apesar dos ferimentos, ele se recuperou.

Foi novamente falar com o imperador Diocleciano e o acusou de injustiças cometidas contra os cristãos. Perplexo com tamanha ousadia, Diocleciano ordenou que os guardas o açoitassem até a morte. O fato ocorreu no dia 20 de janeiro de 288.

Na Igreja Católica, São Sebastião é o protetor da humanidade contra a fome, a peste e a guerra.

Oxóssi


Filho de Oxalá e de Iemanjá,Oxóssi é o orixá da caça e da vida dos animais selvagens, guerreiro e protetor dos caçadores e caminhantes.

O nome Oxóssi vem do yorubá e significa “guardião popular”. Na Umbanda, Oxóssi é o chefe dos Caboclos e sua saudação é “Okê Arô!”.

Ele é orixá guerreiro, rei das matas e das florestas e também representa a fartura,defendendo aqueles que lutam pelo seu sustento e de sua família.

Na Umbanda ele recebe o título de Rei das Matas.

Geralmente Oxóssi é associado às pessoas joviais, rápidas e espertas, tanto mental como fisicamente. Tem portanto, grande capacidade de concentração e de atenção, aliada à firme determinação de alcançar seus objetivos e a paciência para aguardar o momento correto para agir. Buscam preferencialmente trabalhos e funções que possam ser desempenhados de maneira independente, sem ajuda nem participação de muita gente, não gostando do trabalho em equipe. Ao mesmo tempo, é marcado por um forte sentido de dever e de uma grande noção de responsabilidade. Afinal, é sobre ele que recai o peso do sustento da tribo.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *