fbpx

Henrique Oliveira terá uma ex-deputada como vice para disputar o governo em 2022

Informações desencontradas no sumiço do jornalista e do indigenista

Polícia do Amazonas identifica e ouve primeiro suspeito do desaparecimento que aconteceu no Javari

Presidente norte-americano é pressionado a cobrar ação mais efetiva do Governo Bolsonaro

Sessão Especial em homenagem ao Festival de Parintins

Falta de água atinge Centro e bairros de Manaus

Equipe econômica de Bolsonaro bate a cabeça e aguarda decisão do Supremo sobre Zona Franca de Manaus

Deputado pelo Amazonas vai na contra-mão do laudo técnico e aplaude negociação sobre ICMS

Wilson Lima assina promoção de militares

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com as editorias do Único

Henrique Oliveira define vice

O pré-candidato do Podemos, Henrique Oliveira, contou ao ÚNICO que a ex-deputada estadual Vera Lucia Castelo Branco, será sua vice na chapa majoritária para concorrer ao governo nas eleições desse ano. ”A meu pedido se filiou ao Podemos pra compor a chapa”, explicou. Vera Castelo Branco foi deputada estadual por duas legislaturas. Ela é mãe do ex-vereador Reizo Castelo Branco, filho do relacionamento com o ex-deputado federal Sabino Castelo Branco.

Suspeita de emboscada

Quase três dias depois do desaparecimento do indigenista Bruno Araújo e do jornalista inglês Dom Phillips, várias informações isoladas vão se juntando e confirmando o quadro revelado ontem (7) pela agência de notícias do Amazonas, Amazônia Real: os dois podem ter sido vítimas de uma emboscada. A mídia revelou que os dois registraram ameaças com armas de fogo recebida de pescadores – que fazem pesca predatória na região do rio Ituí. Também há os narcotraficantes e garimpeiros que estavam sendo denunciados por invadir Terras Indígenas e, ainda, caçadores.

Primeiro suspeito

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a Polícia Civil do Amazonas identificou um suspeito de participação no desaparecimento de Bruno e Phillips, que seria um homem chamado Amauri, conhecido pelo apelido de “Pelado”. “O homem vive na comunidade de São Rafael, conhecida pela forte influência de garimpeiros, caçadores, pescadores e traficantes de drogas. A localidade é usada como base para invasões de terras indígenas do Javari”, diz a matéria.

Na Casa Branca

O desaparecimento de Bruno Araújo e Dom Philips desabou no colo do presidente americano Joe Biden, que tem encontro marcado para quinta-feira (9), com Jair Bolsonaro. A Casa Branca está sendo pressionada pela imprensa mundial. A líder indígena Sonia Guajajara comunicou John Kerry, ex-secretário de Estado dos EUA e principal assessor de Biden sobre o assunto.

Falta de Água

Leitores do ÚNICO procuraram o portal na noite de terça-feira (7) para informar que há mais de 13 horas estavam sem água em suas casas. Nenhum comunicado foi feito com antecedência pela concessionária, Águas de Manaus. A situação atingiu bairros como a Compensa, Santo Antônio, São Jorge, Aparecida e partes do Centro.

Festival de Parintins

O presidente da Comissão de Cultura e Economia Criativa da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, deputado Saullo Vianna (UB), vai conduzir nesta quarta-feira (8), uma homenagem ao Festival Folclórico de Parintins. no auditório Belarmino Lins, a partir das 18h. “A Sessão Especial tem objetivo de exaltar nossas raízes, nossa história e acima de tudo, valorizar nossos artistas”, disse Saullo.

Com o coração na mão

Entre a equipe econômica do Governo Bolsonaro é dada como certa a manifestação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, sobre os decretos do IPI, nesta quinta-feira (8). Moraes é o relator de quatro Ações de Inconstitucionalidade (ADI) que tramitam em favor da ZFM e contra os cortes do IPI.

Favas contadas

A equipe econômica de Bolsonaro dá como favas contadas que o ministro vai buscar o caminho do meio nessa decisão e já prepara regulamentação dos decretos definindo que “somente os produtos mais importantes para a ZFM” manterão o diferencial competitivo, ou seja, terão suas alíquotas anteriores preservadas. Isso inclui eletrodomésticos, eletroeletrônicos, veículos, motocicletas e bicicletas e deixa de fora mais de 3 mil produtos fabricados em Manaus.

As atrapalhadas da equipe econômica

A política econômica do governo Bolsonaro parece cobertor curto. No caso do IPI, cobre a indústria nacional e descobre a Zona Franca. A equipe econômica está repetindo o mesmo processo, no caso da redução do preço dos combustíveis com a previsão de alíquota fixa de 17% de ICMS para todo o país e governadores e prefeitos estimam perdas de R$ 115 bilhões em 2023 com essa medida.

Deputado do Amazonas com visão míope

O deputado estadual Delegado Péricles (PL) afirmou, nesta terça-feira (7), que considera um “ato de coragem” a medida do Governo Bolsonaro de ressarcir os estados por perdas de arrecadação, pelo ICMS. O parlamentar não deve estar vendo a guerra que foi deflagrada em Brasília, contra esse Projeto de Lei. O presidente do Comsefaz, Décio Padilha, definiu que essa compensação não vai compensar nada. “Essa compensação é para quem abaixar além de 17%. A república federativa não tem como ir adiante com os Estados ingovernáveis a partir de 2023”, alertou Padilha.

Ranking do ICMS

Ao lado do Acre, Amapá, Mato Grosso, Roraima, Santa Catarina e São Paulo, o Amazonas está entre os sete governos estaduais que cobram a menor alíquota do ICMS do país, uma taxa de 25%. O Rio de Janeiro é o que cobra o maior ICMS, em 34%;

Dia do Quadrilheiro

Também nesta quarta (8), o deputado Adjuto Afonso (UB) comanda sessão especial, às 13h, para celebrar o Dia do Quadrilheiro Junino. Adjuto é autor da lei Lei 3.883/2013, que oficializou a data de 1 de junho como comemorativa.

Policiais promovidos

O governador Wilson Lima vai assinar nesta quarta-feira (8) as promoções de mais de 700 policiais militares e bombeiros militares do Estado. A medida alcança praças e oficiais.

SIGA O PORTAL ÚNICO:
https://portalunico.com/

Facebook:
Facebook.com/portalunico.com

Instagram:
https://instagram.com/portalunico?utm_medium=copy_link

Twitter:
https://twitter.com/PortalUnico?t=5LAn7TYhr43mFX0LTFQ2wA&s=09

FALE COM A GENTE

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 99167-0515

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.