Helicópteros da Marinha ajudam no combate aos incêndios

Terceira aeronave chega na segunda-feira, vinda de Mato Grosso do Sul

Amazonas já tem 20 municípios em emergência

O combate aos focos de queimadas na região Metropolitana de Manaus ganhou o reforço de dois helicópteros da Marinha do Brasil, na tarde de ontem. As aeronaves contam com o equipamento “bambi bucket”, uma espécie de balde gigante que tem capacidade para 300 litros de água. Eles coletam a água no rio Negro e transportam até o foco de incêndio. Um terceiro helicóptero, emprestado pelo governo de Mato Grosso do Sul, chega na próxima segunda-feira (2).

Eficiência

“Esse equipamento é muito eficiente para fazer o combate em área de difícil acesso e é isso que vamos começar a fazer agora e vamos atacar no entorno de Manaus, região metropolitana para diminuir a incidência dessas queimadas e tornar o ambiente mais saudável para toda a população”, explicou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Orleilso Muniz.

Equipamento é mais eficiente para alcançar locais de difícil acesso, na floresta (Fotos: Alex Pazzuelo/Secom)

Boletim da estiagem

Com a intensificação da seca e vários municípios entrando em situação de emergência, o Governo do Amazonas passa a divulgar diariamente o boletim da estiagem no Estado.
Criado pelo governador Wilson Lima, o Comitê de Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental é responsável pela emissão do boletim.
Atualmente, há 20 municípios em situação de emergência, 35 cidades de alerta, 02 em atenção e 02 em normalidade.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *