Wilson Lima define data para oficialmente vestir a camisa do União Brasil
Novo grupo político assume comando do PTC
Força Sindical reelege Filizola mais uma vez
Pazuello vai para a reserva para disputar eleições no Rio de Janeiro
Bolsonaro diz que Putin é “parceiro da Amazônia
Advogada tributarista avalia que Supremo pode rejeitar, de novo, tese da perda de competitividade da Zona Franca
Região Norte ainda não se recuperou após a pandemia
Casos de Covid-19 despencam em três séries seguidas
Governo abre quase 7 mil vagas no Liceu de Artes
Por Claudio Barboza e Solange Elias, com as editorias do Único
Nova candidatura ao Senado
No tabuleiro político das eleições de 2022, no Amazonas, a mais nova articulação vem em relação ao Senado. Há um movimento forte que envolve o deputado estadual Belarmino Lins para que ele seja candidato a senador. Belão correria numa faixa central, entre Arthur Neto e Omar, fortalecendo a reeleição do irmão Átila Lins à Câmara Federal e abrindo espaço para que novos integrantes da família adentrem as quatro linhas do campo político.
Wilson Lima prepara o time
O governador Wilson Lima pretende marcar o seu ingresso no União Brasil ,dando uma demonstração de força. Para isso, trabalha pessoalmente os nomes de quem vai acompanhá-lo e que serão candidatos a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal. A filiação vai acontecer a partir do dia 15 de março.
Nova direção no PTC
O administrador de empresas Leandro Spener é o novo presidente da Comissão Diretora Provisória Regional do PTC. Ele assumiu ontem (3) e anunciou que o partido terá importantes adesões nos próximos dias. O ÚNICO teve acesso a movimentos que indicam que políticos como os vereadores Amom Mandel e Marcel Alexandre, além do ex-prefeito de Coari, Adail Filho, estão conversando com o partido.
Filizolla eleito de novo
O sindicalista Vicente Filizolla foi eleito para um novo mandato de quatro anos, à frente da direção estadual da Força Sindical. Filizolla está há pelo menos três mandatos à frente da entidade.
Pazzuelo é candidato
Quem se prepara para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, mas pelo Rio de Janeiro, é o ex-ministro Eduardo Pazuello, que ontem foi transferido para a reserva remunerada pelo presidente Jair Bolsonaro. O ato consta em publicação do Diário Oficial da União desta sexta-feira (4). O partido escolhido por Pazuello ainda não foi anunciado, mas deve ser mesmo o PL.
Mais uma de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro agradeceu ontem ao presidente russo, Vladimir Putin, protagonista da invasão da Ucrânia, a soberania da Amazônia. Bolsonaro disse que “alguns chefes de estado, conhecidos por nós”, queriam discutir a soberania da Amazônia, mas teria sido Putin quem “barrou” a iniciativa de outros países. O presidente brasileiro se referiu a um episódio de 2019, quando o presidente da França, Emmanuel Macron, declarou que a “internacionalização jurídica” da floresta amazônica estava “em aberto”.
Compasso de espera
Enquanto não sai a reunião da bancada amazonense no Congresso Nacional com o presidente Jair Bolsonaro ou com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para conversar sobre o Decreto que reduziu o IPI e prejudicou a Zona Franca, a mídia nacional faz especulações. A advogada tributarista Carolina Romanini Miguel, por exemplo, publicou artigo no “Estadão” lembrando que recentemente a Zona Franca de Manaus perdeu no Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação contra a Lei de Informática em que alegava também que perdia competitividade diante da nova lei.
Jurisprudência
Carolina Romanini destacou a sentença do ministro Alexandre de Moraes que disse não ser possível “considerar que os produtos e insumos submetidos ao regramento tributário e fiscal da ZFM sejam imutáveis, sob pena de impedir o desenvolvimento e demais incentivos em outras regiões do país, que igualmente merecem atenção”, ou seja, exatamente o que pregam Bolsonaro e Paulo Guedes.
Quadro difícil
Levantamento feito pelo UOL aponta que o Norte e o Nordeste brasileiro são as duas regiões que ainda não se recuperaram economicamente do impacto causado pela Covid-19, porque são áreas com “menor diversificação produtiva” e ainda tiveram a redução dos auxílios à população carente e o impacto da variante ômicron sobre o turismo. Vale lembrar que toda a temporada de cruzeiros em Manaus foi cancelada este ano por causa da ômicron. Além disso, “as indústrias vêm sendo prejudicadas pela interrupção na cadeia global de uma série de insumos. A crise de abastecimento de insumos prejudicou a Zona Franca de Manaus. Os eletroeletrônicos dependem de condutores e chips. Se a indústria não possui os insumos, como vai produzir?”, diz o texto.
Redução da Covid
Pelo menos em relação à Covid-19 as notícias são boas. As vacinas não param de chegar, os índices de cobertura vacinal estão avançando no interior e os números de casos estão em queda cada vez maior. No domingo passado (27),foram registrados 514 novos diagnósticos da doença, na terça (1) foram 85 e ontem 45 casos. A maioria sempre em Manaus.
Vagas no liceu
O governador do Amazonas, Wilson Lima, anuncia hoje (4) a abertura de 6.567 novas vagas para ingresso nos cursos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. Haverá também entrega de instrumentos e acessórios musicais.
SIGA O PORTAL ÚNICO:
https://portalunico.com/
Facebook:
Facebook.com/portalunico.com
Instagram:
portalunico
Twitter:
@portalunico
FALE COM A GENTE
Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388
Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 99167-0515
CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777