fbpx

Guerra aberta entre os que pretendem se reeleger a deputado federal no Amazonas

Políticos experientes fazem contas e amargam informações de que precisam correr muito para se reeleger

PT prepara festa para lançar Lula candidato à Presidência

Vereadores de Manaus vão questionar na Justiça o aumento do cotão da Câmara Municipal

Amazonas Energia diz que deputado não falou a verdade

Vinci Airports passa a administrar aeroporto internacional na semana que vem

Festas de rua, shows e eventos públicos estão suspensos a partir deste sábado

Casos de Covid-19 aumentam seis vezes em uma semana no Brasil

Registrada a primeira morte pela variante Ômicron

Vereadores saem no tapa por causa de contaminação

Hospital Nilton Lins pode reabrir se os casos de Covid aumentarem

Assembleia Legislativa já estuda suspender as sessões presenciais

Hoje tem 12 pontos de vacinação contra Covid-19 em Manaus

Agentes de saúde se preparam para vacinar crianças

Final de semana terá quatro feiras do produtor na capital

Fábrica de motos elétricas vai aumentar sua produção na Zona Franca

O desafio para os deputados federais

A corrida eleitoral para os atuais deputados federais do Amazonas que pretendem se reeleger será extremamente difícil. Exceto Bosco Saraiva, que vai disputar vaga na Assembleia Legislativa, os outros sete, por enquanto são candidatíssimos a manter assentos em Brasília. Em todas as apostas, apenas o deputado Zé Ricardo é apontado como o que, praticamente, tem o mandato garantido.

Eleição diferenciada

O fim das coligações vai colocar as eleições de 2022 dentro de um novo formato e isso ameaça até mesmo políticos de grande experiência e vários mandatos, como é o caso de Átila Lins, que há décadas mantém um trabalho consistente em alguns municípios, além de boa presença em Manaus. Conforme os analistas debruçados sobre pesquisas recentes, Átila terá que usar uma estratégia muito bem elaborada para continuar em Brasília. De uma forma ou de outra, o cenário exigirá esforços redobrados de Marcelo Ramos, Sidney Leite, Alberto Neto e Pablo.

Lula se prepara

Em nível nacional, o PT prepara o lançamento da candidatura de Lula à Presidência da República, para o dia 10 de fevereiro,data em que o partido comemora 42 anos de fundação. Seis dias antes, Lula tem jantar marcado com o senador Omar Aziz, em Manaus.

Ação contra o cotão

Os vereadores Rodrigo Guedes (PSC) e Amom Mandel (sem partido) anunciaram que na próxima segunda-feira (10) darão entrada em uma ação judicial contra o reajuste de 83% da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap), conhecida como “cotão”.

Amazonas Energia contesta deputado

A empresa Amazonas Energia enviou nota ao Portal ÚNICO dizendo que as declarações do deputado Zé Ricardo em relação à perseguição e demissão de funcionários, não são verdadeiras. Zé Ricardo divulgou nota de solidariedade dizendo que os trabalhadores “estão sendo perseguidos” e recebendo ameaças e demissões arbitrárias. Veja aqui: https://portalunico.com/amazonas-energia-e-denunciada-por-perseguicao-e-demissao-de-servidores/.
A nota completa, de três laudas, da Amazonas Energia pode ser lida ao final desta coluna.

Vinci Airports esclarece

A Concessionária Aeroportos da Amazônia, integrante da rede Vinci Airports, também escreveu ao ÚNICO para esclarecer que ainda não assumiu a gestão do Aeroporto Eduardo Gomes. Ela passa a administrar o aeroporto internacional apenas a partir do dia 11 de janeiro.

Suspensos os eventos

O decreto do governador Wilson Lima, assinado na sexta-feira (7), suspendendo a realização de eventos de qualquer natureza com venda de ingressos em todos os municípios do Amazonas,entra em vigor neste sábado (8). A média diária de casos de Covid-19 no Estado passou de 100 para 275 em 48 horas e levou à tomada de decisão. A proibição é válida por tempo indeterminado e a flexibilização vai depender da evolução dos casos.

Aumento de 600%

A preocupação das autoridades sanitárias do Amazonas não é descabida. Na última semana, o número de casos diários de Covid-19 aumentou mais de seis vezes no Brasil Ontem foram confirmados mais 63.292 novos diagnósticos positivos da doença e há sete dias o número era de 10.282 casos.

Ômicron mata

Apesar das informações de que a variante Ômicron pode afetar de forma mais leve as pessoas, a primeira morte por essa variante foi confirmada ontem, em Aparecida de Goiânia (GO).

Tratando a Covid “no braço”

Para quem acha que a preocupação contra as síndromes respiratórias no Amazonas é brincadeira, basta o exemplo dos vereadores de Itacoatiara que saíram “no braço” por causa de um espirro em plenário. No mês passado, o vereador Ezequias Carvalho, o Sabãozinho, espirrou ao lado do vereador Pedro Henrique, que reclamou. Carvalho era o único sem máscara no plenário e estava gripado.
Encerrada a sessão, Sabãozinho foi tirar satisfações com Pedro Henrique e jogou um copo de abacatada (com copo e tudo) no rosto do colega. O vereador Di Paula, que não tinha nada a ver com a história, tomou as dores de Pedro Henrique e se embolou no chão com Sabãozinho.

Nilton Lins pode reabrir

Sem contar os casos pitorescos do interior, outro indicativo de séria preocupação com o aumento da Covid-19 no Amazonas foi o anúncio feito pelo secretário estadual de Saúde, Anoar Samad, de que o Hospital Nilton Lins pode ser reaberto para receber pacientes da doença.

Roberto Cidade avalia

Outro que demonstrou preocupação foi o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cidade (PV), que estuda a possibilidade de retomar as sessões remotas, por causa da contaminação. O diagnóstico positivo do deputado Wilker Barreto, esta semana, assustou o Poder Legislativo.

Vacinação hoje

Neste sábado (8), a vacinação contra a Covid-19, em Manaus, ter 12 pontos de atendimento. Estarão disponíveis a primeira, segunda, terceira e até quarta dose para o público de pessoas com alto grau de imunossupressão.

Preparando vacinação infantil

As equipes de imunização da Prefeitura de Manaus começaram a ser treinadas ontem para o manejo da vacina contra a Covid-19, que será aplicada em crianças de 5 a 11 anos. O Ministério da Saúde confirmou que o primeiro lote de vacinas da Pfizer para crianças vai chegar às 3h40 da próxima quinta (13).

Hoje tem feira

Neste sábado serão abertos três pontos das feiras regionais, onde os produtores vendem diretamente à população. No Comando Geral da Polícia Militar (rua Benjamin Constant, Petrópolis), no Centro Cultural Povos da Amazônia (Bola da Suframa, Crespo) e no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (Rua Gandu, Cidade Nova) tem de café da manhã a alimentos orgânicos produzidos no entorno de Manaus.
No domingo (9), das 6h ao meio-dia, a feira será na Praia da Ponta Negra.

Voltz vai incrementar produção

A startup Voltz, que produz motos scooters elétricas na Zona Franca de Manaus, se prepara para aumentar sua produção, enquanto abre concessionárias por todo o país para vender seus produtos. As motos e carros elétricos são alternativas de baixo impacto ambiental, para um futuro próximo e têm feito muito sucesso. O problema é o preço que infelizmente tem deixado muitos brasileiros fora dessa onda.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.