PDT comemora centenário de Brizola e prepara time para eleições no Amazonas
Senador Omar Aziz testa positivo para Covid
Oito mil casos de Covid-19 em um dia no Amazonas
Média de casos no Brasil é de 49 mil por dia
Aprovada a vacina CoronaVac para aplicação em crianças e adolescentes
Falta de médicos leva secretária de saúde para a linha de frente do atendimento
Secretaria de Saúde chama os convocados para substituir os profissionais doentes
Prefeitura de Manaus cancela todos os tipos de eventos a partir de hoje
Comércio de Manaus está dividido quanto ao futuro pós-Covid
Por Cláudio Barboza e Solange Elias, com as editoras do Único
Manifestações contra os desmandos da Amazonas Energia
Nesta sexta-feira (21) lideranças comunitárias estão se mobilizando para uma manifestação denominada “Ato Democrático contra as Altas Tarifas cobradas e desmandos da Amazonas Energia”. Vai acontecer às 16h na av. Camapuã, Cidade Nova, ao lado de uma empresa de pneus. Os movimentos contra a empresa, que já vinham acontecendo de forma isolada em várias partes da capital há algum tempo, ganharam força na quinta-feira (20) e hoje (21) moradores do Núcleo 16 da Cidade Nova e do Loteamento Vitória estão se mobilizando nesta manhã contra a presença da empresa no local. As manifestações são contra o aumento da tarifa, troca de fiações, com adoção de novos procedimentos e constantes interrupções no fornecimento de energia, entre outros.
Reclamações constantes
Depois da reunião de ontem na Amazonas Energia, em que um grupo de líderes comunitários foi capitaneado pelo ex-deputado Luiz Castro, um dos participantes, do bairro de Santa Luzia (Zona Sul) declarou ao ÚNICO: “Não convenceu ninguém”. Segundo o morador, eles suspeitam que os novos medidores que estão sendo instalados são responsáveis pelas contas altíssimas que estão chegando.
Bola de cristal
Nas redes sociais, a grita é geral também. “O pessoal da Amazonas Energia tem bola de cristal, são videntes, ou coisa do gênero? Recebemos aqui uma conta com vencimento para 15 de março! Quer dizer que eles já sabem quanto iremos consumir?”, questionou um consumidor.
Hora do diálogo e transparência
São muitas pontas soltas entre os dois lados – fornecedor e consumidor – nessa “guerra” contra a Amazonas Energia. A empresa precisa ser transparente e aprender uma nova maneira de se comunicar, transmitir informações e deixar claro o que está fazendo e o porquê. Falta ainda chamar os poderes públicos, de forma institucional, a participar desse debate, uma vez que o Legislativo é o representante do povo, o Executivo é o guardião e o Judiciário dá a última palavra.
PDT escala time para eleições no Amazonas
Nesta sexta-feira (21) em Brasília, o PDT comemora o Centenário de Brizola com os grandes nomes do partido presentes. Ciro Gomes, pré-candidato a presidente, será uma das estrelas do encontro ao lado do presidente nacional do partido, Carlos Lupi. Vão estar presentes, assinando ficha de filiação, a Defensora Pública do Amazonas, Carol Braz e o ex-deputado estadual Luiz Castro.
Apostas do partido para 2022
O PDT está buscando crescer politicamente no Amazonas. Neste cenário, prepara a candidatura de Carol Braz ao governo e de Luiz Castro ao Senado. O ex-deputado Hissa Abrahão será candidato a deputado federal e Stones Machado, que é militante histórico do partido, vai disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.
Omar testa positivo
O Portal BNC informou nesta manhã de sexta-feira (21) que o presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD), testou positivo para a doença. A informação detalha que Omar não desenvolveu sintomas e que irá cumprir o período de isolamento.
Oito mil casos em um dia
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas registrou ontem o diagnóstico de 8.319 novos casos de Covid-19, totalizando 473.232 casos da doença no estado. Entre esses casos, houve seis óbitos na quarta-feira, sendo quatro em Manaus e dois no interior. Dois dos falecidos tinham apenas uma dose de vacina e os outros dois com duas doses da vacina, mas em atraso com a dose de reforço.
Aumentos em todo o país
A Fiocruz registrou aumentos significativos dos casos de Covid-19 na maioria das capitais do país. Segundo novo Boletim do Observatório Covid 19 da Fiocruz, a média do dia 1 a 15 de janeiro foi de 49 mil casos por dia no Brasil. Esse número é 600% maior do que o registrado em dezembro do ano passado.
Capitais em sufoco
De acordo com a Fiocruz, quatro capitais estão na zona de alerta crítico para a ocupação de leitos de UTI (com taxas iguais ou superiores a 60% e inferiores a 80%): Recife, em Pernambuco (86%), Vitória, no Espírito Santo (80%), Cuiabá, no Mato Grosso (84%) e Goiânia, em Goiás (81%). Manaus está na zona de alerta intermediário, ao lado de cidades como Porto Velho, Boa Vista, Palmas e outras.
CoronaVac para crianças
A boa notícia de hoje é que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta quinta-feira (20) autorizar a aplicação da vacina CoronaVac em crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos. Só não irão tomar aqueles que têm imunidade baixa A imunização será em duas doses aplicadas em intervalo de 28 dias. Ainda não foi definido quando começa a distribuição dessas doses nem a vacinação.
Shádia na linha de frente
A secretária municipal de Saúde, a médica Shádia Fraxe, colocou o jaleco e também passou a atender pacientes que testam positivo para a doença no Centro Municipal de Testagem do Studio 5. Muitos médicos estão doentes e não estão comparecendo ao trabalho e a secretária precisou colocar a mão no receituário.
Chamada da Saúde
Para cobrir a lacuna deixada pelos profissionais doentes de Covid-19, a prefeitura já divulgou o resultado dos convocados por edital. O resultado das inscrições e homologação do resultado final podem ser consultados no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br), com acesso pelo link bit.ly/semsa-psemergencial.
Festas canceladas
A Prefeitura de Manaus suspendeu de vez a realização de qualquer evento na capital, a partir de hoje. A medida é válida por 30 dias. “Não é hora de realizarmos eventos, o momento é de cuidarmos da saúde de todos”, afirmou o prefeito David Almeida. Também foram canceladas as autorizações emitidas antes do decreto.
Comércio na expectativa
Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam) apontou que mais de 70% dos empresários do comércio aprovam as medidas de contenção da Covid-19, mas estão divididos quanto ao futuro próximo, Dos 52 micro e pequenos empresários pesquisados, 33% esperam um “Cenário positivo com Aumento de Vendas”, e a mesma porcentagem acredita que terão pela frente um “Cenário Desafiador”.
Ladrões de fios
Já não bastasse a pandemia, as administrações públicas também estão tendo que lidar com o roubo dos cabos dos semáforos da Zona Leste de Manaus. Na avenida Cosme Ferreira, os furtos causaram paralisação dos sinalizadores em frente ao Conjunto Tiradentes. Foram mais de 200 metros de cabos roubados desde o início do ano. Em 2021 inteirinho, foram 400 metros furtados.
Tentativa de baixar o combustível
O presidente Jair Bolsonaro anunciou ontem que vai tentar uma nova proposta para reduzir os preços dos combustíveis: reduzir a zero a alíquota do PIS/Cofins sobre o produto. Se abrir mão dessa receita, o governo vai querer compensação. E o coração da Zona Franca dispara.
Enquanto isso, governadores de todo o Brasil já anunciaram que vão descongelar o ICMS, mas o do Amazonas manteve o valor fixo.
SIGA O PORTAL ÚNICO:
https://portalunico.com/
Facebook:
Facebook.com/portalunico.com
Instagram:
portalunico
Twitter:
@portalunico
FALE COM A GENTE
Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388
Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 99167-0515
CEO: Cláudio Barboza
(92) 99116-1777