fbpx
R4vxaaAy_400x400
Cresce movimento de filhos adotivos que buscam por suas mães biológicas

Por: Ademir Ramos

É professor, antropólogo, coordenador do projeto jaraqui, do NCPAM/UFAM vinculado ao Dpto. de Ciências Sociais.

GRUPO SIMÕES INVESTE MAIS DE 500 MILHÕES NA OBRA DO TERMINAL PORTUÁRIO DO NOVO REMANSO

160615-novo-Remanso

De acordo com o EIA-RIMA, Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental, protocolado junto ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), o Grupo Simões, representado pela empresa Terminal Portuário Novo Remanso S/A deve investir mais de R$ 500 milhões para construção do Terminal Portuário Novo Remanso (TPNR) no município de Itacoatiara, no Amazonas, região metropolitana de Manaus.

O licenciamento da instalação do TPNR autorizado pelo IPAAM data de 16 de junho de 2020, com prazo de validade por três anos. Mas, pelo volume de trabalho registrado na área é possível que até junho de 2023 o empreendimento já esteja em funcionamento.

Quanto à finalidade do empreendimento, o governo do Amazonas através do IPAAM declara que se trata de um Terminal de Granéis Líquidos (TGL), com utilização de Píer exclusivo com Porto Fluvial de carga e descarga com armazenamento de gasolina, diesel, álcool hidrato, entre outros, numa área de 21.17ha, localizada à margem esquerda do Rio Amazonas na comunidade do Novo Remanso. O risco ou a “potencia” segundo o IPAAM é “Poluidor/ Degradador: Grande”, é o que consta na Licença.

Com a implantação do empreendimento o Grupo Simões, segundo consta no EIA-RIMA, objetiva atender as demandas crescentes do transporte fluvial no principal corredor hidroviário brasileiro, no caso a hidrovia Amazonas-Solimões, servindo de alternativa para cargas que têm como origem ou destino diferentes pontos da região da Amazônia Ocidental.

Com a conclusão das obras do terminal, os comunitários do Distrito do Novo Remanso, reconhecido pela cultura do Abacaxi, estão se mobilizando junto às lideranças políticas, sociais e religiosas do município e do estado para discutir e definir estratégias de controle social quanto à efetivação das ações mitigadores no formato de projetos e programas estruturantes que sejam centrados nas instituições de formação como Sistema S ou no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas e a própria Universidade Estadual do Amazonas, bem como também as organizações comunitárias, associações e sindicatos, contanto que o Grupo Simões se comprometa com a promoção do desenvolvimento das competências e habilidades das mulheres e homens das comunidades do Novo Remanso e do seu entorno focados no exercício do trabalhos do segmento portuário. Dizem que desafio é grande, mas, acreditam que são capazes de fazer acontecer.

Qual sua Opinião?

Confira Também

Lula confirma encontro com o papa Francisco no próximo dia 21

Presidente também viaja para a França, para encontro com Macron Na pauta, assunto econômicos e ambientais Brasília (ÚNICO) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcou para o próximo dia 21 uma viagem para o Vaticano, onde se reunirá com o papa e chefe de Estado, Francisco, e depois, para a França, para reuniões com o presidente Emmanuel Macron. Lula viajará ao Vaticano no dia 21 e no dia seguinte embarca para Paris. Cúpula econômica O mandatário brasileiro ficará em Paris nos dias 22 e 23 para participar de uma reunião de cúpula sobre um novo pacto financeiro

Leia Mais

Parada Gay e Elymar Santos animam o domingo de Manaus

Centro histórico e praia da Ponta Negra vão receber os espetáculos As duas atrações têm entrada gratuita Neste domingo, a população de Manaus tem dois espetáculos de fim de tarde para escolher: a primeira, será a Parada Gay, a partir das 16h, no centro histórico da capital e a segunda será o show do cantor Elymar Santos, a partir das 19h, na Casa de Praia Zezinho Corrêa, na Ponta Negra. Romantismo Aos 70 anos, Elymar Santos mantém muito do vozeirão que o transformou em um dos maiores nomes da música romântica brasileira.Respeitado por sua versatilidade musical e capacidade de encantar

Leia Mais

Logística Reversa

O que é Logística Reversa? Inicialmente, a Logística Reversa segue o princípio da sustentabilidade, sendo: “um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”. Assim, a Logística Reversa visa a reinserção dos resíduos no ciclo produtivo impactando de forma positiva na redução da poluição ambiental, reduzindo o desperdício de insumos e incentivando a reutilização e reciclagem de produtos. Para as empresas, a Logística

Leia Mais