Grupo interministerial vai elaborar Política Nacional de Enfrentamento à Violência nas Escolas

Medida é uma reação aos crimes ocorridos nos últimos dias em escolas do país

Fiscalização vai vasculhar também a dark web e a deep web

Valéria Costa
Correspondente

Brasília (ÚNICO) – O presidente Lula assinou decreto criando um grupo interministerial que vai elaborar uma Política Nacional de Enfrentamento à Violência nas Escolas e que será encabeçado pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT-CE). A medida é em uma reação aos últimos acontecimentos criminosos que vitimaram professores e alunos em escolas públicas e privadas do Brasil.
Além do Ministério da Educação, o grupo é composto pelos ministérios da Justiça, da Comunicação Social, Saúde, Cultura e Esportes.
O grupo deve ouvir secretários de educação, prefeitos e especialistas para construir políticas de prevenção à violência nas escolas e implantar ações imediatas e concretas, disse o ministro Camilo Santana.

Repasse de R$ 150 milhões

A primeira medida do grupo interministerial é o repasse, pelo Ministério da Justiça, a Estados e municípios de R$ 150 milhões em investimentos na ronda escolar e guarda municipal e reforçar o patrulhamento policial nas unidades escolares.
O ministro da Justiça, Flávio Dino explicou que os detalhes sairão num edital, que será discutido entre o MEC e os secretários estaduais de Segurança Pública e os recursos sairão do Fundo Nacional de Segurança Pública.

Rigor na internet

Flávio Dino também iniciou, nesta quinta-feira (6), um monitoramento da internet para identificar ameaças de massacres e ataques disseminados virtualmente e que tem trazido pânico à população. Serão 50 policiais da Secretaria Nacional de Segurança Pública destacados para a missão. Este efetivo vai monitorar tanto a deep web quanto a dark web onde as ameaças e grupos hostis são mais atuantes.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *