fbpx

PRIMEIRA MÃO

Grupo Atem deixa toda Região Norte sem asfalto

Falta do produto paralisa obras em Manaus

Para completar os efeitos da Atem, o Amazonas ocupa o 2º lugar no ranking de quem paga mais caro o gás e gasolina no Brasil

Os gatos de energia em condomínios de luxo em Manaus

Ex-deputado está de namoro com alguns partidos de olho na Câmara Municipal

Reitor da UEA tranquiliza alunos já matriculados

Profissão de “prático” de navegação vai ser regulamentada pelo Congresso

Adivinhe de onde é a internet mais rápida do Amazonas; não é Manaus

Neste sábado tem Hashtag Toada direto da Chácara Paraíso

Falta de asfalto

Neste sábado (6), tanto o Amazonas quanto outros estados da região Norte completam um mês sem receber Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP 50/60), essencial para produção de asfalto, e que é fornecido exclusivamente pela Refinaria da Amazônia (Ream). Empresas que compram o CAP para fabricar asfalto reclamaram, mas temem represálias e não se identificam. Ao ÚNICO, a Ream afirmou “que tudo já foi normalizado”, mas na tréplica, a resposta recebida pela reportagem foi: “negativo”.

Obras paradas

No dia 25 de abril a Prefeitura de Manaus publicou nota oficial em seu site, avisando que as obras do “Asfalta Manaus” estavam temporariamente interrompidas pela falta de asfalto.

Os preços da Atem

A Ream é a antiga Refinaria Isaac Sabbá (Reman) que foi comprada pela Distribuidora Atem, no final do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ela é responsável pelo abastecimento de combustíveis, gás de cozinha e outros derivados, para a região. O Amazonas amarga a segunda posição do ranking de gasolina e gás mais caros do país e, agora, falta CAP.

Energia roubada em condomínios de luxo

Em uma recente operação em condomínios de luxo na Ponta Negra, técnicos da Amazonas Energia identificaram 39 imóveis com ligações adulteradas, caracterizando o popular “gato”. São “gatos”, mas foram chamados pelos moradores de ‘Ashera’, a raça felina mais cara do mundo. Vale lembrar que quem paga esse roubo são os demais consumidores, com suas contas em dia. E isso é previsto pela Aneel.

Ex-deputado busca outro partido

O ex-deputado estadual Dermilson Chagas está com as malas prontas para deixar o Republicanos. Em conversa com o ÚNICO disse que está articulando com outras legendas. Ele deverá disputar vaga para vereador de Manaus nas eleições do próximo ano.

Sem alteração para matriculados na UEA

O reitor da UEA, André Zogahib, tranquilizou os alunos já matriculados na instituição – e que se encaixam na antiga lei das cotas para amazonenses, derrubadas pelo STF – de que não haverá alteração no status das matrículas. Os acadêmicos estavam preocupados com a possibilidade de perder a vaga. “Queremos tranquilizar os alunos que já estudam na UEA, pois não serão afetados”, afirmou.

Regulamentação da praticagem

Profissão muito exigida nos rios da Amazônia, a praticagem está sendo regulamentada pelo Congresso Nacional. Nesta semana, o Senado aprovou o relatório final do Projeto de Lei, que vai para a Câmara, com uma emenda do senador Omar Aziz (PSD-AM), que pretende evitar o aumento dos preços para a população amazônica. Isso porque os deputados tratam a praticagem como se só existisse em portos marítimos e ignoram que os rios da região Norte são as estradas locais. A emenda de Omar visa proteger a navegação interior (rios) dos serviços de praticagem e, desta forma, “segurar” a disparada dos preços.

Internet mais rápida do Amazonas

É de Iranduba o título de “internet mais rápida do Amazonas”, segundo o site Minha Conexão, que fez um ranking de 2.400 municípios de todo o país. E o município está em 130º lugar no ranking nacional. Depois dele, vem Manaus (494º lugar), Rio Preto da Eva, na 523ª posição, Manacapuru em 802º, Itacoatiara, Careiro Castanho e Parintins depois da milésima posição, Presidente Figueiredo em 2.124º lugar e, depois disso, ainda tem Tefé, Codajás e São Gabriel da Cachoeira. O ranking pode ser conferido em https://www.minhaconexao.com.br/ranking.

Show de toada neste sábado

O Hashtag Toada tem a sua primeira edição de 2023 neste sábado (6), a partir das 13h, na Chácara Paraíso Tarumã. O evento que terá mais cinco edições até o festival de Parintins é uma realização do Portal BNC, que tem na direção o jornalista Neuton Corrêa.

Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *