Grito da Pesca Nacional em Manaus será na próxima sexta-feira

Quatro ministros do governo Lula estarão presentes

Categoria vai debater melhores condições de trabalho e sustentabilidade

A Federação dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura do Amazonas (Fetape-AM) e a Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA) vão ser as anfitriãs do 7º Grito da Pesca Nacional, que acontece em Manaus, na próxima sexta-feira (25), no Studio 5 – Centro de Convenções – e que pretende reunir pelo menos 10 mil pescadores artesanais e marisqueiros de todo o país.

Debate aberto.

“Vamos reunir os pescadores artesanais do nosso país para um debate franco”, disse o precisente da CBPA, Abraão Lincoln. “Este é um evento importante, no coração da Amazônia, mostrando o cenário de uma das maiores colônias de pescadores do Brasil”, completou.

Pautas

Temas como a preservação do pagamento do Bolsa Família às famílias pesqueiras que recebem o seguro defeso e a obtenção de mais crédito para a aquisição de equipamentos constarão na pauta de discussões do evento, e incluem:


1) Acesso a direitos trabalhistas e sociais justos.
2) Sustentabilidade da pesca e da aquicultura para as futuras gerações.
3) Conservação dos ecossistemas aquáticos amazônicos.
4) Fortalecimento das comunidades ribeirinhas e suas tradições.
5) Promoção de políticas públicas inclusivas e eficazes.

Ministros

Os organizadores e as assessorias dos ministérios confirmaram a presença de quatro titulares do primeiro escalão do governo Lula: o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, ministro do desenvolvimento agrário e agricultura familiar, Luiz Paulo Teixeira e o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

Programação

Na programação, que começa às 10h, no Studio 5, haverá palestras com especialistas da área, fórum de debates, polo de saúde com atendimentos básicos, atividades recreativas para as famílias, apresentações culturais e shows dos artistas Zezo, Rabo de Vaca, Carlinhos do Boi, Nicolas Jr e The Rossi. A participação é gratuita e não é necessário fazer inscrição.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *