Governo Wilson Lima amplia número de veículos com gás natural no Amazonas

Inaugurado o sexto ponto de abastecimento de GNV em Manaus

Mais dois postos estão em fase de finalização para serem abertos

O Governo do Estado está ampliando a rede de abastecimento de gás natural veicular (GNV) em Manaus e inaugurou o sexto posto que abastece esse combustível, nesta sexta-feira (30). O posto está localizado na avenida Mário Ypiranga (zona centro-sul de Manaus) e tem capacidade para atender em torno de mil veículos por dia.

Novos postos

Segundo o diretor-presidente da Cigás, René Levy Aguiar, ainda neste ano a companhia começará o fornecimento de GNV a dois outros postos de combustíveis, que estão em fase de preparação da infraestrutura interna. Porém, já se encontram interligados à rede de distribuição de gás natural (RDGN), que atualmente opera com 252 quilômetros de extensão. Um deles funcionará na avenida Cosme Ferreira, no bairro Coroado (zona leste). O outro está localizado na avenida Noel Nutels, bairro Cidade Nova (zona norte).

Vantagens do GNV

Desde a sua implantação, no Amazonas, o gás natural veicular tem sido uma alternativa mais econômica em comparação com combustíveis líquidos (gasolina e etanol). Estudo da Cigás baseado na análise das variáveis preço e rendimento, feito a partir de levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), referente ao período de 18 a 24 de junho, indica que os motoristas amazonenses que rodam com GNV chegam a economizar 46% em relação à gasolina e 49% no comparativo com o etanol.
Outro aspecto que deve ser considerado é o ambiental, em razão de que o gás natural é o combustível fóssil menos poluente. O GNV também prolonga a vida útil do veículo porque não queima o óleo e nem produz impurezas no motor.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *