fbpx

PRIMEIRA MÃO

Governo Lula diz que acordo político vai manter a saúde da Zona Franca de Manaus

Representante do Governo Lula garante mais uma vez a preservação da indústria da Zona Franca (Foto: Divulgação)

Wilson Lima puxa o freio de mão e recomenda cautela nos gastos aos secretários de estado

Deputados estaduais do Amazonas querem mudar ritmo das sessões da Assembleia

Tribunal de Contas propõe lei para encurtar julgamentos de contas públicas

Delegado da Polícia Federal revela lado sombrio da Amazônia

Três vereadoras são ameaçadas no interior do Amazonas

Veja como ficarão os horários do comércio neste final de semana de feriadão

Amazonas encerra participação em feira nacional de turismo nesta quarta

Alunos da Biblioteca de Braille fazem apresentação musical hoje

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Governo Lula diz que Zona Franca tem garantias

O diretor da Secretaria Extraordinária do Ministério da Fazenda, Rodrigo Orair, disse ontem (4), em São Paulo, em um evento do Bradesco BBI (Banco de Investimento da Organização Bradesco), que a proposta da reforma tributária em discussão no Congresso Nacional, vai manter os benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus. “Há um acordo de natureza política sobre a Zona Franca de Manaus”, explicou. A informação é da NEOFEED, plataforma especialista em assuntos econômicos.

Controle nas contas do governo estadual

O recado do governo estadual foi dado durante reunião que aconteceu na terça-feira (4) na sede do governo com todos os secretários: é preciso controlar os gastos ao máximo. A economia está patinando e os indicadores do Amazonas em 2023 não mostraram um sinal positivo nos primeiros três meses do ano. O cenário foi passado pelo secretário de Fazenda, Alex Del Giglio. O governador Wilson Lima participou do encerramento da reunião, após cumprir agenda externa.

Deputados querem mudança na Assembleia

Vários deputados estaduais manifestaram ontem à coluna preocupação com o excesso de cessões de tempo que, segundo alegam, esvaziam a instância maior dos debates que é o Grande Expediente da Assembleia Legislativa do Amazonas. Questões que poderiam ser enfocadas no âmbito das comissões técnicas da Casa acabam sendo levadas ao plenário Ruy Araújo, inviabilizando debates envolvendo outros assuntos. Ontem (4) houve três cessões de tempo que praticamente mataram a produção dos parlamentares em plenário.

Julgamentos mais rápidos no TCE

O Tribunal de Contas do Amazonas aderiu ao movimento nacional de agilização dos processos de julgamento das contas dos gestores públicos e levou para a Assembleia Legislativa um projeto de lei para definir prazos para recursos e finalização dessas avaliações. Para se ter uma ideia, o TCE julga até hoje processo de 2016 para trás;

“Corrupção na Amazônia Sem Lei”

Está à venda, na internet, o livro “Selva: Madeireiros, Garimpeiros e Corruptos na Amazônia Sem Lei”, do delegado Alexandre Saraiva, ex-superintendente da Polícia Federal em Roraima, Maranhão e Amazonas. No livro, ele narra o seu embate com o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e conta os bastidores da operação Handroanthus, que resultou na apreensão de 226 mil m3 de madeira ilegal, suficiente para lotar 7 mil e 500 caminhões.

Violência política de gênero

A vereadora Lindynês Leite (PMN), de Manacapuru, engrossou o caldo das denúncias contra prefeitos e um policial do interior do Amazonas que praticam a chamada “violência política de gênero”, sendo a terceira a se manifestar sobre isso. Ela acusa o prefeito Beto D’ ngelo de discriminação durante um evento. Está sendo avaliado também o comportamento de um policial de Novo Aripuanã que, se sentindo ofendido quando a vereadora Cris Regis (PSC) fez cobrança por mais segurança no município, a ameaçou. O caso foi denunciado à Delegacia da Mulher. Por fim, ainda tramita a ameaça de surra que o prefeito de Borba, Simão Peixoto, fez à vereadora Enfermeira Tatiana Franco (PTB), que recebeu medida protetiva contra o gestor. E os casos que não chegam à mídia?

Horário do comércio no feriado

Os shoppings e o comércio do Centro de Manaus vão abrir neste feriado da Páscoa, com pouquíssimas alterações de horário, segundo informou a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio AM). Na sexta, o comércio do Centro de Manaus abre das 9h às 13h e os shoppings, das 12h às 21h, com poucas variações. No sábado expediente normal para todo mundo e no domingo também.

Feira nacional de turismo

O Amazonas encerra nesta quarta-feira (5) sua participação na World Travel Marketing Latin America (WTM), em São Paulo, feira internacional de turismo onde 600 expositores de 45 países se apresentaram para um público superior a 16 mil pessoas. A ideia é fechar negócios no segmento turístico, que beneficiem o Amazonas.

Simpósio musical

Nesta quarta-feira os alunos da Biblioteca Braille do Amazonas vão apresentar o espetáculo “Simpósio Musical”, em que eles são os instrumentistas de um repertório bem eclético. A apresentação começa às 9h, no Teatro da Instalação, localizado na rua Frei José dos Inocentes, Centro. A entrada é gratuita, mas incentiva doações de leite em pó, que serão destinadas ao abrigo Moacyr Alves.

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777

Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *