Agentes vão atuar no combate às queimadas e incêndios florestais
Portaria assinada pelo ministro Flávio Dino está no Diário Oficial desta quarta
Valéria Costa
Correspondente
Brasília (ÚNICO) – Agentes da Força Nacional de Segurança Pública vão dar reforço ao combate às queimadas e incêndios florestais em municípios do Sul do Amazonas a partir desta semana, conforme determinação do governo Lula. A portaria que autoriza o envio destes agentes foi assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (11).
Cinco municípios
Os municípios que vão receber o efetivo são Humaitá, Apuí, Boca do Acre, Lábrea e Manicoré, em caráter episódico e planejado. A Força Nacional irá atuar, ainda, em atividades de defesa civil em defesa do meio ambiente e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. O período de ação será limitado até o dia 30 de novembro.
Região sensível
Segundo a portaria, o contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O Sul do Amazonas é um ponto sensível do Estado com alta prática de queimadas e incêndios praticados por grileiros de terras e pecuaristas e alvo de intensas ações do Ibama e órgãos ambientais no combate ao delito.