Governo lança aplicativo para bloquear celulares roubados

Objetivo é diminuir esse tipo de crime no país

É preciso ter uma conta gov.br para usar o aplicativo

Brasília (ÚNICO) – Chegou nas lojas de apps nesta terça-feira (19) o aplicativo do Governo Federal que pretende bloquear os celulares que foram roubados – e assim diminuir esse tipo de crime no país. Trata-se do “Celular Seguro”.

Como fazer o download

O app está disponível para download nas lojas virtuais, mas, por enquanto, não substitui a comunicação que precisa ser feita nas delegacias ou pela internet – os chamados B.Os virtuais.

Como funciona o aplicativo

A ferramenta é uma ‘ponte’ para acionar operadoras do celular para bloquear linhas e acionar também os bancos para impedir o acesso indevido às contas bancárias.

O usuário deve preencher um cadastro e usar o perfil gov.br. Caso haja perda ou roubo do celular, a ocorrência deve ser comunicada. É possível registrar ‘pessoas de confiança’.

Algumas dificuldades

Embora agilize a notificação do roubo, não há garantia por enquanto de que o bloqueio seja imediato. Há operadoras que dão prazo de um dia útil, e bancos falam em até meia hora.

Especialistas avaliam que, para inutilizar totalmente o aparelho, seria preciso ampliar parcerias com outros aplicativos e com as empresas desenvolvedoras dos sistemas: Google e Apple.guro”


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *