Governo federal reativa conselho para construir nova política industrial

Colegiado vai opinar sobre diretrizes para aumentar a produtividade do setor

Grupo será composto por 20 ministérios e o BNDES

Brasília (ÚNICO) – Está em vigor o decreto presidencial que reativou o Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), criado em 2004, mas que estava parado há sete anos. A entidade vai reunir 20 ministérios, o BNDES e mais 21 conselheiros representantes da sociedade civil, que serão indicados pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin. O conselho vai ser ligado à presidência da República e presidido pelo MDIC.
“Com a recriação do CNDI, as discussões em torno da nova política industrial brasileira ganharão mais densidade e um fórum permanente de diálogo, de ideias e de sugestões no rumo da inovação, digitalização e da sustentabilidade”, afirmou Alckmin.

Diretrizes

O colegiado assumirá a tarefa de opinar sobre estratégias e diretrizes para políticas destinadas ao aumento da produtividade e da competitividade da indústria nacional e à melhoria do ambiente de negócios; analisar propostas para o fomento e o desenvolvimento da economia verde e estratégias de descarbonização dos setores produtivos do país; propor diretrizes para as políticas de fomento às micro e pequenas empresas industriais; e apresentar propostas para ampliar a transformação digital do parque industrial brasileiro, entre outras tarefas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *