PRIMEIRA MÃO

Governo Federal investe quase um bilhão em dragagem dos rios no Amazonas

Dragagem no rio Amazonas: retirada de sedimentos pode facilitar a navegação (Foto: Reprodução)

Contrato prevê o trabalho de dragagem para os próximos cinco anos

O recado da ministra Cármen Lúcia: “a mentira continuará a ser duramente combatida”

Entrega de títulos de imóveis em Manaus, como parte do programa “Favela Segura”

Senadora Damares em Manaus

Sai o laudo preliminar da morte de Djidja

Governo quer saber quantos garimpeiros atuam no país

Programação Especial no Bosque da Ciência

Corpo de Dança apresenta espetáculo sobre igualdade

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Ação contra a seca dos rios

Após ter iniciado no dia 15 de abril a dragagem e sinalização do rio Madeira, o Governo Federal por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fará também ampliação dessas ações de Manicoré até a foz do Madeira. O serviço de dragagem consiste na retirada de sedimentos (como areias e outros materiais) do fundo dos rios para facilitar a navegação de embarcações e evitar que encalhem.

Contrato de cinco anos para dragagem

Dos trechos previstos licenciados pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, estão: Manaus-Itacoatiara (Amazonas); Codajás-Coari, Tabatinga-São Paulo de Olivença e Benjamin Constant (Solimões). O contrato com as empresas será de 5 anos a começar deste ano, com valor aproximado de um bilhão de reais, ao ano.

O recado de Cármen Lúcia

“Contra o vírus da mentira, há o remédio eficaz da informação séria”, disse a ministra Cármen Lúcia, ao assumir na segunda-feira (3) a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em discurso ela disse: “empregar as redes para espalhar fake news é um instrumento de covardes e egoístas”. Cármen Lúcia conduzirá a Corte Eleitoral até junho de 2026.

Entrega de registros de imóveis

Aproximadamente mil famílias de Manaus, do bairro Colônia Antônio Aleixo irão receber títulos de imóveis durante a 1ª Semana Solo Seguro Favela, em ação a ser realizada nesta terça-feira (4). A entrega acontecerá às 16h, na quadra poliesportiva do bairro. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários, com o apoio do Núcleo de Governança Fundiária e Sustentabilidade da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas.

Damares em Manaus

A senadora Damares Alves deverá estar em Manaus durante esta semana, a fim de participar de um encontro de mulheres do seu partido, o Republicanos.

Laudo sobre a morte de Djidja

A polícia divulgou ontem um laudo preliminar sobre a morte de Dilemar Cardoso, a Djidja, ex sinhazinha do Garantido. De acordo com os médicos, ela teve um inchaço no cérebro (edema) que afetou as áreas responsáveis por comandar o coração e os pulmões, e eles pararam de funcionar. O motivo do edema ainda é investigado e a primeira suspeita é de overdose.

Garimpeiros no Brasil

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) está tentando fazer um levantamento real sobre a quantidade de garimpeiros atuando no Brasil. Atualmente, a falta de um censo leva a uma variação de 80 mil a 800 mil garimpeiros, mas não há comprovação. Esse levantamento vai nortear dezenas de novas ações de combate ao garimpo ilegal.

Programação no Bosque da Ciência

O Bosque da Ciência, do INPA, vai realizar de 5 a 7 deste mês, a Semana do Meio Ambiente, com uma vasta programação. Vão acontecer no parque: exposições, oficinas e atividades de laboratório, numa programação aberta ao público.

Corpo de Dança no Teatro Amazonas

O Corpo de Dança do Amazonas apresenta hoje o espetáculo “Caput – Art 5º”, de Jorge Garcia. É uma reflexão por meio da dança sobre o artigo da Constituição Brasileira que assegura que todos são iguais perante a lei. A apresentação começa às 20h, com ingressos de 20 reais, na bilheteria ou no shopingressos.

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *